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A pos tu ra do alu no pode in ter fe rir mui to com os mo vi men tos da mão   o lá pis. Al guns ca nho tos apre sen tam al gu mas va ria ções, so bre tu do re la cio-
            e pre ju di car a es cri ta. A pos tu ra ideal re co men da da, ilus tra da na Fi gu ra 1,   na das à cur va tu ra da mão.
            su põe:
                 • Uma ca dei ra com o en cos to reto.
                 • A al  tu  ra da ca  dei  ra deve per  mi  tir que o alu  no fi  que com os pés
                    fir mes no chão, com o tron co e as per nas em ân gu lo de 90º.
                 • A al tu ra da mesa, car tei ra ou tá bua onde o alu no es cre ve deve
                    es tar a apro xi ma da men te 5 cen tí me tros aci ma da cur va dos co to-
                    ve los. Uma mesa alta obri ga o alu no a do brar os om bros, o que
                    res trin ge os mo vi men tos e com pro me te a co lu na.          Fi gu ras 3
                 • A mão que não es cre ve deve res pou sar na mesa e se gu rar o pa pel  Como pe gar no lá pis – alu nos   Fi gu ras 4
                                                                                                                            Como pe  gar no lá  pis – alu  nos
                    no qual o alu no está es cre ven do.                              CA NHO TOS                            CA NHO  TOS

               To dos os de ta lhes in cluí dos nes ses dois pas sos cons ti tuem um con jun to
            de mo vi men tos e se quên cias de mo vi men tos que pre ci sam ser en si na dos   Se gun do os es pe cia lis tas na ma té ria, se gu rar o lá pis cor re ta men te pos-
            cor re ta men te e de sen vol vi dos, mediante prá ti ca su per vi sio na da e feed back   sibilita maior fluên  cia na es  cri  ta. Por isso se diz que esta é a pos  tu  ra cor  re  ta
            es pe cí fi co, para que o alu no ad qui ra bons há bi tos que lhe se rão úteis para o   – as de mais pos tu ras, que não são cor re tas, re tar dam a ve lo ci da de do alu no.
                                                                                    Além dis so, po dem criar pro ble mas de co lu na, de vi são e ou tros.
            res  to da vida. Esse trei  na  men  to não di fe  re em nada de qual  quer trei  na  men  to
                                                                                       O alu no que não se gu ra o lá pis de for ma cor re ta so fre enor mes pre juí-
            psi co mo tor; exi ge mo ti va ção, prá ti ca orien ta da, feed back e mui ta dis ci pli na.   zos. Os alu nos mais len tos para es cre ver te rão ain da maio res di fi cul da des
            Quan  do ele não ocor  re, o alu  no fica pre  ju  di  ca  do – so  bre  tu  do o alu  no que,   na es  co  la. A ideia de que o alu  no deve ter “li  ber da  de” de pe  gar no lá  pis
            por fal ta de bons há bi tos, pas sa a es cre ver com maior len ti dão.
                                                                                    como qui ser é mui to po pu lar. No en tan to, ela não tem qual quer res pal do
                                                                                    nos co nhe ci men tos da pe da go gia cien tí fi ca. Ig no rar a im por tân cia da pos-
               Pe gar no lá pis                                                     tu  ra e da for  ma cor  re  ta de usar o lá  pis é mais ou me  nos equi  va  len  te à ideia

               A Fi gu ra 2 ilus tra a cor re ta for ma de o alu no des tro se gu rar o lá pis para   de que cada um deve in ter pre tar os si nais de trân si to da for ma que lhe seja
            es cre ver. Ela tam bém in di ca a in cli na ção do pa pel – ele deve es tar pa ra le lo ao   mais agra dá vel e pra ze ro sa.
            bra ço di rei to, in cli na do a apro xi ma da men te                      As Fi gu ras 5, 6 e 7 apre sen tam os pas sos para en si nar o alu no a pe gar
            45º. O ou  tro bra  ço do alu  no (es  quer do) re-                     no lá pis.
            pou sa so bre o pa pel, se gu ran do-o para evi tar
            que es cor re gue. Quan do o alu no está co me-
            çan  do a es  cre  ver em pa  pel sem pau  ta, o uso
            de um pa  pel pau  ta  do gros  so pode aju  dá-lo a
            ad qui rir o sen ti do de orien ta ção.       Fi gu ra 2
               As Fi  gu  ras 3 e 4 apre  sen  tam duas for  mas   Como se gu rar o lá pis –             Fi gu ras 5, 6 e 7 – Co man dos para en si nar a pe gar
            ade qua das para os alu nos ca nho tos se gu ra rem   alu nos DES TROS                       cor re ta men te no lá pis  (DES TROS)
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