Page 8 - Leitura desde o berço.indd
P. 8

Hoje sabemos mais do que isso. Sabemos um pouco mais sobre os
                  mecanismos pelos quais a escolaridade dos pais afeta as chances de
                  sucesso escolar dos filhos. E, por isso mesmo, também sabemos que
                  essa condição é forte, mas não é inexorável, e que pode ser mitigada
                  ou compensada com iniciativas como programas de leitura.
                       Os  recentes  avanços  das  neurociências  –  especialmente  a
                  epigenética – demonstram a importância dos primeiros anos de vida na
                  forma de manifestação dos gens: a forma como os gens se manifestam
                  não é predeterminada, ela depende muito do que ocorre durante a
                  gestação e os primeiros anos de vida. A epigenética vem demonstrando
                  que é da natureza dos gens interagir com o ambiente e moldar-se a partir
                  dessa interação. A epigenética não nega o papel quase determinante
                  dos gens, ao contrário. Mas diferentemente das concepções anteriores,
                  hoje sabemos que o que acontece no ambiente intrauterino e ao longo
                  dos primeiros anos de vida é fundamental para a manifestação dessa
                  influência genética, especialmente no que se refere aos aspectos do
                  desenvolvimento social e cognitivo (Shonkoff e Phillips, 2000).
                       De modo particular, há três conjuntos de estudos mencionados
                  pelos autores dos dois trabalhos que compõem este livro, que
                  fundamentam essa nova perspectiva. O primeiro deles são os estudos do
                  NIHCD – National Institutes for Human and Child Development. Esses
                  estudos de natureza longitudinal – realizados ao longo dos últimos 15
                  anos por diversos grupos interdisciplinares de cientistas – ao mesmo
                  tempo  descrevem e comprovam como a transmissão da linguagem
                  está associada aos mecanismos de transmissão social da pobreza.
                  Esses estudos demonstram como linguagem usada pelos pais afeta
                  fortemente a aquisição do vocabulário e o domínio da sintaxe pelos
                  filhos – fatores decisivos para o sucesso escolar (NIHCD, 2000a e 2000b).

                       Outro estudo que revolucionou o entendimento desses
                  mecanismos de transmissão social da pobreza via linguagem
                  foi realizado pelas pesquisadoras Hart e Risley (1995, 1997).
                  Essas autoras demonstraram as diferenças de qualidade e
                  quantidade de linguagem a que as crianças são expostas nos primeiros
                  anos de vida: ambas são muito diferentes, e ambas estão associadas ao
                  nível de escolaridade dos pais, especialmente das mães.
                  Quanto mais baixo o nível de escolaridade e classe social,
                  menor    a   quantidade   de   palavras   faladas  e   ouvidas.


          8       LEITURA DESDE O BERÇO
   3   4   5   6   7   8   9