Page 7 - Leitura desde o berço.indd
P. 7
introdução
Rompendo o círculo vicioso da
pobreza: leitura desde o berço
João Batista Araujo e Oliveira* 1
O título deste livro é ao mesmo tempo provocativo e ambicioso.
Diante de tantos problemas econômicos e sociais, como se pode
afirmar que a leitura desde o berço seria capaz de romper o círculo
vicioso da pobreza?
Os dois artigos que compõem este livro, e que foram apresentados
no II Seminário Internacional IAB em 2010, apresentam evidências
rigorosas para fundamentar tal afirmação. O argumento é o que segue:
a educação, especialmente a educação formal que se dá nas escolas, é o
passaporte para o mundo do trabalho. Maior o nível de escolaridade,
maiores as chances de emprego e renda. O nível de desenvolvimento
da linguagem aos 6 anos de idade (e mesmo antes) está fortemente
associado às chances de sucesso escolar. A leitura desde o berço
comprovadamente aumenta as chances de sucesso escolar, mesmo de
crianças que provêm de ambientes desfavorecidos. O livro trata dessas
evidências e das formas de promover a formação do hábito de leitura.
O sucesso escolar está fortemente associado a variáveis
extraescolares. Entre essas, prevalecem as condições
socioeconômicas das famílias. E, dentre essas, a variável preditiva
mais forte é o nível educacional dos pais, especialmente o das mães.
* Psicólogo, PhD em Educação, presidente do Instituto Alfa e Beto.
E-mail: <joao@alfaebeto.org.br>.
Políticas Sociais Integradas para a Primeira Infância 7