Page 7 - Ciencias - 3º ano - Manual.indd
P. 7

“A evidência da superioridade da instrução guiada se explica no contexto de nossos conhecimentos
                           sobre a arquitetura cognitiva humana, das diferenças entre aprendizes e especialistas e da sobrecarga
                           cognitiva. Ainda que as abordagens educativas centradas no aluno ou com pouca orientação sejam
                           muito populares e intuitivamente atraentes, elas ignoram tanto as estruturas que formam a estrutura
                           cognitiva humana quanto a evidência de estudos empíricos acumulados no último meio século...”.


               As evidências sobre o que funciona no ensino de Ciências, em particular, coincidem com o que funciona sobre
               o ensino em geral e reforçam a importância do ensino organizado e estruturado, próprio do ensino eficaz e das
               escolas eficazes. Isso não significa que projetos ou laboratórios não sejam úteis ou mesmo necessários, em séries
               mais avançadas: significa apenas que eles só apresentam contribuições adicionais se o ensino for bem organiza-
               do e estruturado.  Métodos e instrumentos, em si e independentemente de um bom ensino, não produzem bons
               resultados.  Os princípios do que seja o bom ensino serão apresentados na seção sobre a Proposta Pedagógica
               da Coleção IAB de Ciências.



               Programa de ensIno
               O Programa de Ensino da Coleção IAB de Ciências foi elaborado com base na análise das recomendações oficiais
               (PNC), dos currículos de Ciências e materiais didáticos usados em vários países desenvolvidos e, especialmente,
               com base na revisão da literatura científica mais atualizada sobre ensino de Ciências. De modo particular, apoia-
               -se nos relatórios da Academia Brasileira de Ciências (Schwartzman & Christophe, 2009), no relatório do Comitê
               sobre Aprendizagem de Ciências do National Research Council dos Estados Unidos (Duschl, Schweingruber &
               Shouse, 2007) e em diversos estudos empíricos sobre o tema (Appleton, 2006). Dessa forma, o programa de en-
               sino se apoia na ideia central de que o ensino de Ciências deve associar o ensino de alguns princípios científicos
               básicos com o ensino de conteúdos específicos.


               Assim, o Programa de Ensino da Coleção IAB de Ciências é organizado a partir de três conceitos centrais que rea-
               parecem em todas as unidades e lições e ajudam o aluno a compreender a relação entre os conceitos científicos:
               a ideia de evolução, a teoria atômico-molecular e o conceito de que os seres se organizam em sistemas.  Esses
               conceitos são explicados a seguir.


               A ideia de evolução se baseia na teoria de que os seres vivos evoluem com base na seleção natural e permite
               integrar uma variedade de conceitos que ajudam a entender a origem, a evolução e o funcionamento do Uni-
               verso e dos seres. Entre esses conceitos salientamos, ao longo dos livros da Coleção:

               ►  Biodiversidade: existem diferentes tipos de seres e espécies.
               ►  Adaptação (estrutura e função): os seres vivos apresentam estruturas que servem a funções biológicas im-
                   portantes e que viabilizam a adaptação.
               ►  Ecologia: os seres vivos vivem em um hábitat e interagem com outros seres de diferentes formas (coopera-
                   ção, competição, predação etc.).



               Manual do Livro de Ciências – 3º ano                                                            7
   2   3   4   5   6   7