Page 5 - Ciencias - 3º ano - Manual.indd
P. 5
ORIENTAÇÕES GERAIS
Introdução
O presente Manual se destina a Secretarias de Educação, coordenadores, diretores e professores que usam os
materiais da Coleção IAB de Ciências. Ele contém as informações necessárias e suficientes para implementar os
programas e usar com proveito os materiais.
O material completo da Coleção IAB de Ciências inclui:
► o presente Manual;
► Livro do Aluno (um para cada série);
► Manual do Professor (exceto para o 2º ano);
► Agenda do Professor (quando o programa é usado junto com os demais materiais da Coleção IAB de Ensino
Estruturado).
Neste Manual você encontrará:
► uma descrição das principais características da Coleção IAB de Ciências;
► os fundamentos que norteiam as decisões pedagógicas de conteúdo e abordagem;
► o programa de ensino;
► a proposta pedagógica;
► os planos de curso;
► o plano de aula: estrutura das lições;
► didática: como preparar e ministrar as aulas;
► avaliação;
► implementação: supervisão e apoio ao professor.
PrIncIPaIs característIcas da coleção IaB de cIêncIas
A Coleção IAB de Ciências integra a proposta de Ensino Estruturado do IAB e apresenta as seguintes caracterís-
ticas:
► educação baseada em evidências. Os conteúdos, métodos e materiais foram desenvolvidos com base na
análise da evidência científica mais atualizada sobre o que funciona no ensino de ciências.
► ensino estruturado. A Coleção se baseia nos princípios do ensino estruturado e articula, de forma consis-
tente, o conteúdo, a proposta pedagógica, os materiais, os métodos, os instrumentos de acompanhamento,
o controle e a avaliação.
► Profundidade vs. extensão. A Coleção aborda os problemas mais importantes da ciência e da tecnologia,
privilegiando o conhecimento mais aprofundado de alguns tópicos.
► adequação à realidade. Os materiais baseiam-se no que há de mais avançado no ensino de ciências
em outros países, mas levam em conta a situação concreta dos professores das escolas públicas bra-
sileiras e de seus alunos, e, de modo particular, as limitações da formação científica dos professores, a
dificuldade de leitura e compreensão de textos pelos alunos e a carência de materiais e laboratórios
científicos nas salas de aula.
Manual do Livro de Ciências – 3º ano 5