Page 5 - Ciencias - 3º ano - Manual.indd
P. 5

ORIENTAÇÕES GERAIS






               Introdução

               O presente Manual se destina a Secretarias de Educação, coordenadores, diretores e professores que usam os
               materiais da Coleção IAB de Ciências.  Ele contém as informações necessárias e suficientes para implementar os
               programas e usar com proveito os materiais.


               O material completo da Coleção IAB de Ciências inclui:
               ►  o presente Manual;
               ►  Livro do Aluno (um para cada série);
               ►  Manual do Professor (exceto para o 2º ano);
               ►  Agenda do Professor (quando o programa é usado junto com os demais materiais da Coleção IAB de Ensino
                   Estruturado).


               Neste Manual você encontrará:
               ►  uma descrição das principais características da Coleção IAB de Ciências;
               ►  os fundamentos que norteiam as decisões pedagógicas de conteúdo e abordagem;
               ►  o programa de ensino;
               ►  a proposta pedagógica;
               ►  os planos de curso;
               ►  o plano de aula: estrutura das lições;
               ►  didática: como preparar e ministrar as aulas;
               ►  avaliação;
               ►  implementação: supervisão e apoio ao professor.



               PrIncIPaIs característIcas da coleção IaB de cIêncIas
               A Coleção IAB de Ciências integra a proposta de Ensino Estruturado do IAB e apresenta as seguintes caracterís-
               ticas:
               ►  educação baseada em evidências. Os conteúdos, métodos e materiais foram desenvolvidos com base na
                   análise da evidência científica mais atualizada sobre o que funciona no ensino de ciências.
               ►  ensino estruturado. A Coleção se baseia nos princípios do ensino estruturado e articula, de forma consis-
                   tente, o conteúdo, a proposta pedagógica, os materiais, os métodos, os instrumentos de acompanhamento,
                   o controle e a avaliação.
               ►  Profundidade vs. extensão. A Coleção aborda os problemas mais importantes da ciência e da tecnologia,
                   privilegiando o conhecimento mais aprofundado de alguns tópicos.
               ►  adequação à realidade. Os materiais baseiam-se no que há de mais avançado no ensino de ciências
                   em outros países, mas levam em conta a situação concreta dos professores das escolas públicas bra-
                   sileiras e de seus alunos, e, de modo particular, as limitações da formação científica dos professores, a
                   dificuldade de leitura e compreensão de textos pelos alunos e a carência de materiais e laboratórios
                   científicos nas salas de aula.


               Manual do Livro de Ciências – 3º ano                                                            5
   1   2   3   4   5   6   7