Page 6 - PARA LER E RELER - MANUAL DE DESENVOLVIMENTO DA FLUÊNCIA DE LEITURA.indd
P. 6
COMO DESENVOLVER FLUÊNCIA DE LEITURA
Para se tornar um leitor fluente, experiente, é preciso ler muito. Ao encontrar a mesma palavra
várias vezes, o cérebro vai gravando os padrões ortográficos, até que a leitura se torne automática.
O desafio do professor é dar ao aluno textos em que ele encontre muitas palavras, expressões e
frases repetidas. Isso ajuda o aluno a desenvolver um estoque de palavras e frases que lhe darão boa
segurança na leitura. Com isso, ele poderá ler mais, e, lendo mais, aprenderá mais palavras.
O desafio do professor, portanto, é criar um círculo virtuoso:
:: Ler várias vezes as mesmas palavras e construções de frases.
:: Identificar automaticamente as palavras.
:: Ler cada vez mais rápido.
:: Com maior fluência, ler mais.
:: Com mais leitura, aprender mais palavras, o que aumenta a fluência.
Os textos do livro Para Ler e Reler foram escolhidos tendo como referência os conhecimentos
científicos sobre desenvolvimento de fluência. Os estudos demonstram que a melhor forma de
desenvolver fluência é pela releitura de textos adequados à capacidade do leitor. Para tanto os
textos devem:
:: ser curtos – para facilitar e estimular a releitura;
:: ter sintaxe simples, manejável, frases não muito longas;
:: ter linguagem simples, sem desafios semânticos (palavras conhecidas e de alta freqüência,
ou seja, palavras muito usadas nos textos que o aluno deve ler na escola e em casa, nessa
fase da aprendizagem);
:: ter frases estruturadas e estruturas repetidas.
Além de textos adequados, o aluno precisa aprender e praticar:
:: ouvir o professor lendo, para observar como um bom leitor lê. O exemplo ou modelagem
pelo professor e por outros bons leitores é essencial;
:: ler em coro, para adquirir ritmo e velocidade, sem se expor a vexames ou a situações
constrangedoras;
:: ler silenciosamente um texto várias vezes, sem balbuciar (sem mexer com os lábios), pois
isso retarda a leitura;
:: de vez em quando, ler em voz alta, individualmente ou em público, para que o professor
possa avaliar sua fluência e ajudá-lo a superar suas dificuldades.
6