Page 6 - PARA LER E RELER - MANUAL DE DESENVOLVIMENTO DA FLUÊNCIA DE LEITURA.indd
P. 6

COMO DESENVOLVER FLUÊNCIA DE LEITURA





                        Para se tornar um leitor fluente, experiente, é preciso ler muito. Ao encontrar a mesma palavra
                  várias vezes, o cérebro vai gravando os padrões ortográficos, até que a leitura se torne automática.
                  O desafio do professor é dar ao aluno textos em que ele encontre muitas palavras, expressões e
                  frases repetidas. Isso ajuda o aluno a desenvolver um estoque de palavras e frases que lhe darão boa

                  segurança na leitura. Com isso, ele poderá ler mais, e, lendo mais, aprenderá mais palavras.
                        O desafio do professor, portanto, é criar um círculo virtuoso:
                        ::  Ler várias vezes as mesmas palavras e construções de frases.
                        ::  Identificar automaticamente as palavras.

                        ::  Ler cada vez mais rápido.
                        ::  Com maior fluência, ler mais.
                        ::  Com mais leitura, aprender mais palavras, o que aumenta a fluência.



                        Os textos do livro Para Ler e Reler foram escolhidos tendo como referência os conhecimentos
                  científicos sobre desenvolvimento de fluência. Os estudos demonstram que a melhor forma de
                  desenvolver fluência é pela releitura de textos adequados à capacidade do leitor. Para tanto os
                  textos devem:

                        ::  ser curtos – para facilitar e estimular a releitura;
                        ::  ter sintaxe simples, manejável, frases não muito longas;
                        ::  ter linguagem simples, sem desafios semânticos (palavras conhecidas e de alta freqüência,
                           ou seja, palavras muito usadas nos textos que o aluno deve ler na escola e em casa, nessa

                           fase da aprendizagem);
                        ::  ter frases estruturadas e estruturas repetidas.


                        Além de textos adequados, o aluno precisa aprender e praticar:

                        ::  ouvir o professor lendo, para observar como um bom leitor lê. O exemplo ou modelagem
                           pelo professor e por outros bons leitores é essencial;
                        ::  ler em coro, para adquirir ritmo e velocidade, sem se expor a vexames ou a situações
                           constrangedoras;

                        ::  ler silenciosamente um texto várias vezes, sem balbuciar (sem mexer com os lábios), pois
                           isso retarda a leitura;
                        ::  de vez em quando, ler em voz alta, individualmente ou em público, para que o professor
                           possa avaliar sua fluência e ajudá-lo a superar suas dificuldades.









          6
   1   2   3   4   5   6