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INTRODUÇÃO





                        O livro  Para Ler e Reler  foi  cuidadosamente  elaborado  para  desenvolver  a  fluência  de
                  leitura. Este Manual contém todas as informações necessárias para o professor utilizar o livro com
                  proveito.
                        A fluência de leitura é essencial para que o aluno possa compreender o que lê. A fluência é

                  a ponte que liga a capacidade de identificar a palavra (decodificar) com a compreensão. A fluência
                  por si só não garante a compreensão, pois para compreender um texto são necessários outros
                  conhecimentos, especialmente o conhecimento do vocabulário, do sentido das palavras.
                        A fluência refere-se à qualidade da leitura, e inclui os seguintes indicadores:

                        :: a velocidade, ou seja, o número de palavras por minuto;
                        :: a precisão, ou seja, o número de erros cometidos durante a leitura;
                        :: a  prosódia,  ou seja, o  ritmo  e entonação da  leitura. Uma  prosódia  adequada reflete  o
                  entendimento da pontuação e da sintaxe e, conseqüentemente, permite a compreensão do texto.



                        A  velocidade de leitura é essencial  tanto por  razões  teóricas  quanto práticas. As razões
                  práticas são as exigências da vida e da escola – que frequentemente exigem leituras em tempos
                  muito rápidos – às vezes em segundos. A razão teórica deriva das exigências de compreensão:

                  para compreender o que lê, o aluno precisa “alimentar” o cérebro com informações que serão
                  relacionadas. Para entender um texto de 10 linhas, por exemplo, é preciso que a leitura seja feita
                  com uma velocidade tal que seja possível armazenar as informações na memória de trabalho – de
                  forma a poder relacionar as idéias. Para que possam progredir com sucesso, os alunos ao final da 5ª

                  Série do Ensino Fundamental de 9 anos devem ler com uma fluência de pelo menos 130 palavras
                  por minuto, com menos de 5% de erro e com prosódia adequada.
                        A precisão refere-se à capacidade de ler sem erros. Erro é ler decodificando, silabando,
                  hesitando, gaguejando, lendo sem emendar palavras, lendo a palavra de forma errada ou lendo uma

                  palavra em lugar da outra. Um erro atrapalha a leitura, pois faz o leitor parar, voltar atrás, etc. – e
                  isso retarda a velocidade, e, conseqüentemente, dificulta a compreensão. Uma vez que o aluno foi
                  alfabetizado, o máximo de erros aceitável para um leitor fluente é de 5%, ou seja, 5 palavras em
                  cada 100 palavras lidas. O aluno que erra mais do que isso possivelmente ainda não aprendeu a ler,

                  e precisa ser corretamente alfabetizado.
                        A prosódia refere-se à capacidade de ler com ritmo e entonação adequados, de forma que o
                  leitor demonstre o entendimento da estrutura sintática da frase: as vírgulas, pontuação, modulação
                  para interrogação, etc. A prosódia também inclui o ritmo da leitura, que deve ser fluido, sem

                  arrancos. Enfim, trata-se de uma apreciação da qualidade da leitura. O critério mais importante é
                  se o ouvinte é capaz de compreender aquilo que está sendo lido sem fazer esforço para superar as
                  deficiências do leitor.


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