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INTRODUÇÃO
O livro Para Ler e Reler foi cuidadosamente elaborado para desenvolver a fluência de
leitura. Este Manual contém todas as informações necessárias para o professor utilizar o livro com
proveito.
A fluência de leitura é essencial para que o aluno possa compreender o que lê. A fluência é
a ponte que liga a capacidade de identificar a palavra (decodificar) com a compreensão. A fluência
por si só não garante a compreensão, pois para compreender um texto são necessários outros
conhecimentos, especialmente o conhecimento do vocabulário, do sentido das palavras.
A fluência refere-se à qualidade da leitura, e inclui os seguintes indicadores:
:: a velocidade, ou seja, o número de palavras por minuto;
:: a precisão, ou seja, o número de erros cometidos durante a leitura;
:: a prosódia, ou seja, o ritmo e entonação da leitura. Uma prosódia adequada reflete o
entendimento da pontuação e da sintaxe e, conseqüentemente, permite a compreensão do texto.
A velocidade de leitura é essencial tanto por razões teóricas quanto práticas. As razões
práticas são as exigências da vida e da escola – que frequentemente exigem leituras em tempos
muito rápidos – às vezes em segundos. A razão teórica deriva das exigências de compreensão:
para compreender o que lê, o aluno precisa “alimentar” o cérebro com informações que serão
relacionadas. Para entender um texto de 10 linhas, por exemplo, é preciso que a leitura seja feita
com uma velocidade tal que seja possível armazenar as informações na memória de trabalho – de
forma a poder relacionar as idéias. Para que possam progredir com sucesso, os alunos ao final da 5ª
Série do Ensino Fundamental de 9 anos devem ler com uma fluência de pelo menos 130 palavras
por minuto, com menos de 5% de erro e com prosódia adequada.
A precisão refere-se à capacidade de ler sem erros. Erro é ler decodificando, silabando,
hesitando, gaguejando, lendo sem emendar palavras, lendo a palavra de forma errada ou lendo uma
palavra em lugar da outra. Um erro atrapalha a leitura, pois faz o leitor parar, voltar atrás, etc. – e
isso retarda a velocidade, e, conseqüentemente, dificulta a compreensão. Uma vez que o aluno foi
alfabetizado, o máximo de erros aceitável para um leitor fluente é de 5%, ou seja, 5 palavras em
cada 100 palavras lidas. O aluno que erra mais do que isso possivelmente ainda não aprendeu a ler,
e precisa ser corretamente alfabetizado.
A prosódia refere-se à capacidade de ler com ritmo e entonação adequados, de forma que o
leitor demonstre o entendimento da estrutura sintática da frase: as vírgulas, pontuação, modulação
para interrogação, etc. A prosódia também inclui o ritmo da leitura, que deve ser fluido, sem
arrancos. Enfim, trata-se de uma apreciação da qualidade da leitura. O critério mais importante é
se o ouvinte é capaz de compreender aquilo que está sendo lido sem fazer esforço para superar as
deficiências do leitor.
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