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O programa de ensino deste curso
O curso é estruturado sob a forma de fichas que sugerem atividades práticas
voltadas para o manuseio das palavras na frase. O Quadro 1 apresenta o programa
de ensino deste curso, cuja base está nas 10 classes de palavras e em suas funções.
Elas são estudadas a partir de situações mais frequentes e importantes de seu uso,
apresentadas na coluna 1. A coluna 2 especifica subcategorias para orientar o
professor na escolha das fichas, que estão listadas na coluna 3. O curso aborda, de
maneira prática, as principais categorias e subcategorias gramaticais de que o
professor precisa para enriquecer e aprofundar o seu trabalho em sala de aula com
o aluno, organizando e sistematizando cada aspecto da língua, indo além do texto
e aplicando-os a novas situações linguísticas. Este curso não esgota as
possibilidades de manipulação de frases e está voltado para situações mais
adequadas ao ensino da língua no ensino fundamental, especialmente, nas séries
iniciais.
O principal objetivo é ajudar o professor a perceber as relações entre os elementos
que compõem a frase, unidade básica do discurso. As fichas introduzem os
elementos mais importantes da frase, e, através de atividades selecionadas, o
aluno deverá ser capaz de identificar esses elementos, sua função e relação. Aos
poucos vai aprendendo também a usar a nomenclatura adequada para se referir a
eles, já que entendemos que a nomenclatura e as regras só aparecem na medida
em que são fruto de um conhecimento sistematizado e que representam uma
economia cognitiva. O professor, agindo assim, aprende a importância de usar
termos precisos e vai adquirindo aos poucos informações úteis para observar e
refletir de maneira mais precisa sobre as características da língua portuguesa.
Dentre os vários conhecimentos da língua, as fichas deste curso pretendem levar o
professor a observar, refletir e utilizar: a ordem direta e indireta da frase; a voz
passiva; a formação de frases mais complexas de mesmo nível (coordenadas) e de
nível diferente (subordinadas); a relação entre função e classe de palavras; as
relações de concordância, complementaridade e ligação; as estratégias para tornar
frases mais interessantes – mediante a alteração dos elementos mais importantes –
os termos para nomear, os adjetivos para descrever, os verbos fortes para
caracterizar a ação, assim como os complementos e as expressões para fornecer
detalhes.
Exemplo:
Frase simples: José caiu.
Frases compostas: José caiu e João riu. José caiu porque não viu o buraco.
Frases complexas: Quando José caiu ao não ver o buraco, João riu.
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