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O programa de ensino deste curso




                   O curso é estruturado sob a forma de fichas que sugerem atividades práticas
                   voltadas para o manuseio das palavras na frase. O Quadro 1 apresenta o programa
                   de ensino deste curso, cuja base está nas 10 classes de palavras e em suas funções.
                   Elas são estudadas a partir de situações mais frequentes e importantes de seu uso,
                   apresentadas  na  coluna  1.    A  coluna  2  especifica subcategorias para orientar o
                   professor na escolha das fichas, que estão listadas na coluna 3.  O curso aborda, de
                   maneira prática, as principais categorias e subcategorias gramaticais de que o
                   professor precisa para enriquecer e aprofundar o seu trabalho em sala de aula com
                   o aluno, organizando e sistematizando cada aspecto da língua, indo além do texto
                   e  aplicando-os  a  novas  situações  linguísticas.    Este  curso  não  esgota as
                   possibilidades de manipulação de frases e está voltado para situações mais
                   adequadas ao ensino da língua no ensino fundamental, especialmente, nas séries
                   iniciais.

                   O principal objetivo é ajudar o professor a perceber as relações entre os elementos
                   que  compõem  a  frase,  unidade  básica  do  discurso.  As  fichas  introduzem  os
                   elementos  mais  importantes  da  frase,  e,  através  de  atividades  selecionadas,  o
                   aluno deverá ser capaz de identificar esses elementos, sua função e relação. Aos
                   poucos vai aprendendo também a usar a nomenclatura adequada para se referir a
                   eles, já que entendemos que a nomenclatura e as regras só aparecem na medida
                   em que são fruto de um conhecimento  sistematizado e que representam uma
                   economia cognitiva. O professor, agindo assim, aprende a importância de usar
                   termos  precisos  e  vai  adquirindo  aos  poucos  informações  úteis  para  observar  e
                   refletir de maneira mais precisa sobre as características da língua portuguesa.

                   Dentre os vários conhecimentos da língua, as fichas deste curso pretendem levar o
                   professor a observar, refletir e utilizar: a ordem direta e indireta da frase; a voz
                   passiva; a formação de frases mais complexas de mesmo nível (coordenadas) e de
                   nível diferente (subordinadas); a relação  entre função e classe de palavras; as
                   relações de concordância, complementaridade e ligação; as estratégias para tornar
                   frases mais interessantes – mediante a alteração dos elementos mais importantes –
                   os termos para nomear, os adjetivos para descrever, os verbos fortes para
                   caracterizar  a ação,  assim como  os complementos  e  as  expressões  para  fornecer
                   detalhes.


                   Exemplo:
                     Frase simples: José caiu.
                     Frases compostas: José caiu e João riu.  José caiu porque não viu o buraco.
                     Frases complexas: Quando José caiu ao não ver o buraco, João riu.










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