Page 7 - GRAMÁTICA NA PRÁTICA.indd
P. 7
Introdução
O curso Gramática na Prática destina-se a professores de Língua Portuguesa do
Ensino Fundamental. O curso oferece uma visão articulada da sintaxe, um aspecto
particular da gramática que aborda o nível da frase. A frase é a unidade básica do
1
discurso (CEREJA, 1999) . Portanto, o domínio da escrita da frase constitui a base
para o desenvolvimento das competências necessárias tanto para compreender
quanto para redigir textos.
O título do curso apresenta sua proposta principal: abordar a gramática na prática.
Trata-se de apreciar o funcionamento das palavras dentro da frase, e desta no
contexto dos textos, de forma a conhecer mais a fundo suas características e,
assim, utilizar os instrumentos da gramática de maneira mais eficaz no momento
da escrita. O curso é consistente com a proposta pedagógica da Coleção ABCD, que
se baseia na concepção do ensino gramatical apoiado na observação reflexiva da
língua. As atividades didáticas são orientadas a partir de textos, que levam o aluno
a observar e refletir sobre aspectos específicos da linguagem, para, a partir daí,
inferir e, progressivamente, sistematizar, dominando as regras de seu
funcionamento. Sendo assim, o ensino das regras não é explícito, mas também não
é ausente.
O curso se apoia em três pilares: as classes de palavras, as suas funções e as suas
relações dentro da frase. O objetivo é ajudar o professor a ensinar seus alunos a
redigirem frases melhores, usando conhecimentos a respeito da função e das
relações entre classes de palavras. Além da sintaxe, o curso também aborda as
questões de semântica, ou seja, a escolha da melhor palavra, da pontuação e,
sobretudo, da pragmática: o efeito da mudança da estrutura, da sequência e da
escolha das palavras no efeito que se quer obter.
Este curso pode ser útil para qualquer professor, mas é especialmente útil para
aqueles que utilizam os livros da Coleção ABCD de Língua Portuguesa produzida
pelo Instituto Alfa e Beto. Nessa coleção, o ensino da sintaxe já segue os princípios
aqui utilizados. Com esse curso, os professores que adotam os livros desta coleção
poderão sentir-se mais seguros e confiantes para realizarem seu trabalho em sala
de aula.
A presente publicação consta de duas partes. A primeira contém uma nota
introdutória e a segunda, um conjunto de fichas para serem usadas em atividades
de capacitação de professores ou como atividades junto com os alunos. Para os
professores que utilizam os livros da Coleção ABCD, as atividades constantes dessas
fichas podem ser feitas usando os exercícios do Bloco de Atividades "É assim que se
escreve".
1 CEREJA, William Roberto & MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto,
semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.
5 7