Page 7 - GRAMÁTICA NA PRÁTICA.indd
P. 7

Introdução




                   O  curso  Gramática  na  Prática  destina-se  a  professores  de  Língua  Portuguesa  do
                   Ensino Fundamental. O curso oferece uma visão articulada da sintaxe, um aspecto
                   particular da gramática que aborda o nível da frase. A frase é a unidade básica do
                                            1
                   discurso (CEREJA, 1999) . Portanto, o domínio da escrita da frase constitui a base
                   para o desenvolvimento das competências  necessárias  tanto  para  compreender
                   quanto para redigir textos.

                   O título do curso apresenta sua proposta principal: abordar a gramática na prática.
                   Trata-se  de  apreciar  o  funcionamento  das  palavras dentro da frase, e desta no
                   contexto  dos  textos,  de  forma  a  conhecer  mais  a  fundo  suas  características  e,
                   assim, utilizar os instrumentos da gramática de maneira mais eficaz no momento
                   da escrita.  O curso é consistente com a proposta pedagógica da Coleção ABCD, que
                   se baseia na concepção do ensino gramatical apoiado na observação reflexiva da
                   língua. As atividades didáticas são orientadas a partir de textos, que levam o aluno
                   a observar e refletir sobre aspectos específicos da linguagem, para, a partir daí,
                   inferir e, progressivamente, sistematizar, dominando as regras de seu
                   funcionamento. Sendo assim, o ensino das regras não é explícito, mas também não
                   é ausente.

                   O curso se apoia em três pilares: as classes de palavras, as suas funções e as suas
                   relações dentro da frase. O objetivo é ajudar o professor a ensinar seus alunos a
                   redigirem frases melhores, usando conhecimentos a respeito da função e das
                   relações  entre  classes  de  palavras.  Além  da sintaxe, o curso também aborda as
                   questões de semântica, ou seja, a escolha  da  melhor  palavra,  da  pontuação  e,
                   sobretudo, da pragmática: o efeito da mudança da estrutura, da sequência e da
                   escolha das palavras no efeito que se quer obter.

                   Este  curso  pode  ser  útil  para  qualquer  professor,  mas  é  especialmente  útil  para
                   aqueles que utilizam os livros da Coleção  ABCD  de  Língua  Portuguesa  produzida
                   pelo Instituto Alfa e Beto. Nessa coleção, o ensino da sintaxe já segue os princípios
                   aqui utilizados. Com esse curso, os professores que adotam os livros desta coleção
                   poderão sentir-se mais seguros e confiantes para realizarem seu trabalho em sala
                   de aula.

                   A  presente  publicação  consta  de  duas  partes.  A  primeira  contém  uma  nota
                   introdutória e a segunda, um conjunto de fichas para serem usadas em atividades
                   de capacitação de professores ou como atividades junto com os alunos. Para os
                   professores que utilizam os livros da Coleção ABCD, as atividades constantes dessas
                   fichas podem ser feitas usando os exercícios do Bloco de Atividades "É assim que se
                   escreve".






                   1   CEREJA, William Roberto & MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto,
                     semântica e interação.  São Paulo: Atual, 1999.

                                                               5  7
   2   3   4   5   6   7   8