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APRESEnTAÇÃO
Prezado Professor,
Você tem em mãos o Manual do Professor – livro D. Esse Manual se destina aos
professores que utilizam o livro D da Coleção ABCD. Ele contém um plano de trabalho
para as atividades de leitura, compreensão e desenvolvimento de vocabulário.
Há um plano para cada lição, estruturado sempre da mesma forma:
• Identifi cação do TIPO e GÊNErO do texto.
• resumo do texto e das características do gênero.
• Atividades de planejamento pelo professor.
• Um roteiro para a leitura e discussão do texto, incluindo:
o A preparação para a leitura.
o A compreensão do sentido.
o A compreensão da estrutura, que inclui:
as características do gênero;
os fatores que asseguram coerência e coesão.
o A ampliação de vocabulário.
Você pode usar esse material com tanta fl exibilidade e criatividade quanto queira.
De nossa parte, fi zemos exatamente como faríamos, se estivéssemos planejando e dando
essa aula. Normalmente, muitos professores começam utilizando o roteiro de maneira
bem rigorosa, mas com o tempo e a experiência vão refazendo e desenvolvendo seus
próprios roteiros. O importante, qualquer que seja sua decisão, é assegurar uma análise
ampla, completa e em profundidade das leituras. Mais do que ser criativo, o importante
é que o professor seja competente e transmita aos alunos as competências necessárias
para compreender cada vez melhor o que estão lendo.
O livro do Aluno apresenta várias leituras de um mesmo tipo, com gêneros diferentes.
Em cada unidade você vai aprofundar o entendimento de um tipo e de alguns gêneros
de texto. É muito importante que o aluno aprenda, com sua orientação, a identifi car e a
usar as características do gênero como instrumento para melhor antecipar e para melhor
analisar os conteúdos do texto. Para isso, ele precisa entender a intenção do autor, o
público-alvo, os critérios para escolha da linguagem e as características de cada gênero.
O estudo dos fatores que asseguram coerência e coesão, por sua vez, permitem ao aluno
fazer a transposição entre o estudo da sintaxe e a análise de textos: o que torna possível
escrever um bom texto é o bom domínio das estruturas sintáticas, e não apenas ter boas
ideias. Além disso, o estudo de textos deve ser uma oportunidade para desenvolvimento
da expressão oral e ampliação do vocabulário.
4 língua Portuguesa – Ensino Fundamental
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