Page 4 - Colecao ABCD_Livro D - Manual.indd
P. 4

APRESEnTAÇÃO




                    Prezado Professor,
                    Você tem em mãos o Manual do Professor – livro D. Esse Manual se destina aos
                 professores que utilizam o livro D da Coleção ABCD. Ele contém um plano de trabalho
                 para as atividades de leitura, compreensão e desenvolvimento de vocabulário.

                    Há um plano para cada lição, estruturado sempre da mesma forma:
                    •  Identifi cação do TIPO e GÊNErO do texto.
                    •  resumo do texto e das características do gênero.

                    •  Atividades de planejamento pelo professor.
                    •  Um roteiro para a leitura e discussão do texto, incluindo:
                       o A preparação para a leitura.

                       o A compreensão do sentido.
                       o A compreensão da estrutura, que inclui:
                           as características do gênero;

                           os fatores que asseguram coerência e coesão.
                       o A ampliação de vocabulário.

                    Você  pode  usar  esse  material  com  tanta  fl exibilidade  e  criatividade  quanto  queira.
                 De nossa parte, fi zemos exatamente como faríamos, se estivéssemos planejando e dando
                 essa aula. Normalmente, muitos professores começam utilizando o roteiro de maneira
                 bem rigorosa, mas com o tempo e a experiência vão refazendo e desenvolvendo seus
                 próprios roteiros. O importante, qualquer que seja sua decisão, é assegurar uma análise
                 ampla, completa e em profundidade das leituras. Mais do que ser criativo, o importante
                 é que o professor seja competente e transmita aos alunos as competências necessárias
                 para compreender cada vez melhor o que estão lendo.
                    O livro do Aluno apresenta várias leituras de um mesmo tipo, com gêneros diferentes.
                 Em cada unidade você vai aprofundar o entendimento de um tipo e de alguns gêneros
                 de texto. É muito importante que o aluno aprenda, com sua orientação, a identifi car e a
                 usar as características do gênero como instrumento para melhor antecipar e para melhor
                 analisar os conteúdos do texto. Para isso, ele precisa entender a intenção do autor, o
                 público-alvo, os critérios para escolha da linguagem e as características de cada gênero.
                 O estudo dos fatores que asseguram coerência e coesão, por sua vez, permitem ao aluno
                 fazer a transposição entre o estudo da sintaxe e a análise de textos: o que torna possível
                 escrever um bom texto é o bom domínio das estruturas sintáticas, e não apenas ter boas
                 ideias. Além disso, o estudo de textos deve ser uma oportunidade para desenvolvimento
                 da expressão oral e ampliação do vocabulário.


            4                                                              língua Portuguesa – Ensino Fundamental





      MANUAL PROF_D.indd   4                                                                               19/12/2013   15:03:41
   1   2   3   4   5   6   7   8   9