Page 4 - Colecao ABCD_Livro B - Manual.indd
P. 4

APRESENTAÇÃO




                    Prezado Professor,
                    Você tem em mãos o Manual do Professor – livro B. Esse Manual se destina
                 aos professores da Coleção ABCD que utilizam o livro B. Ele contém um plano
                 de trabalho para as atividades de leitura, compreensão e desenvolvimento  de
                 vocabulário.

                    Há um Plano para cada lição, estruturado sempre da mesma forma:
                    • Identifi cação do TIPO e GÊNErO do texto.
                    • resumo do texto e das características do gênero.
                    • Atividades de Planejamento pelo professor.

                    • Um roteiro para a leitura e discussão do texto, incluindo:
                       o A preparação para a leitura.
                       o A compreensão do sentido.
                       o A compreensão da estrutura, que inclui:

                           as características do gênero;
                           os fatores que asseguram coerência e coesão.

                       o A ampliação de vocabulário.
                    Você  pode  usar  esse  material  com  tanta  fl exibilidade  e  criatividade  quanto
                 queira.  De  nossa  parte,  fi zemos  exatamente  como  faríamos,  se  estivéssemos
                 planejando  e dando  essa aula. Normalmente muitos professores  começam
                 utilizando o roteiro de maneira bem rigorosa, mas com o tempo e a experiência
                 vão refazendo e desenvolvendo seus próprios roteiros. O importante, qualquer que
                 seja sua decisão, é assegurar uma análise ampla, completa e em profundidade das
                 leituras. Mais do que ser criativo, o importante é que o professor seja competente
                 e transmita aos alunos as competências necessárias para compreender cada vez
                 melhor o que estão lendo.
                    O livro do Aluno apresenta várias leituras de um mesmo tipo, com gêneros
                 diferentes. Em cada Unidade você vai aprofundar o entendimento de um tipo e
                 de alguns gêneros de texto. é muito importante que o aluno aprenda, com sua
                 orientação, a identifi car a usar as características do gênero como instrumento
                 para melhor antecipar e para melhor analisar os conteúdos do texto. Para isso ele
                 precisa entender a intenção do autor, o público alvo, os critérios para escolha da
                 linguagem e as características de cada gênero. O estudo dos fatores que asseguram
                 coerência e coesão, por sua vez, permitem ao aluno fazer a transposição entre
                 o estudo da sintaxe e a análise de textos: o que torna possível escrever um bom
                 texto é o bom domínio das estruturas sintáticas, e não apenas ter boas idéias.
                 Além disso o estudo de textos deve ser uma oportunidade para desenvolvimento
                 da expressão oral e ampliação do vocabulário.


            4                                                              língua Portuguesa – Ensino Fundamental





      MANUAL PROF_B.indd   4                                                                               19/12/2013   15:00:55
   1   2   3   4   5   6   7   8   9