Page 4 - Colecao ABCD_Livro B - Manual.indd
P. 4
APRESENTAÇÃO
Prezado Professor,
Você tem em mãos o Manual do Professor – livro B. Esse Manual se destina
aos professores da Coleção ABCD que utilizam o livro B. Ele contém um plano
de trabalho para as atividades de leitura, compreensão e desenvolvimento de
vocabulário.
Há um Plano para cada lição, estruturado sempre da mesma forma:
• Identifi cação do TIPO e GÊNErO do texto.
• resumo do texto e das características do gênero.
• Atividades de Planejamento pelo professor.
• Um roteiro para a leitura e discussão do texto, incluindo:
o A preparação para a leitura.
o A compreensão do sentido.
o A compreensão da estrutura, que inclui:
as características do gênero;
os fatores que asseguram coerência e coesão.
o A ampliação de vocabulário.
Você pode usar esse material com tanta fl exibilidade e criatividade quanto
queira. De nossa parte, fi zemos exatamente como faríamos, se estivéssemos
planejando e dando essa aula. Normalmente muitos professores começam
utilizando o roteiro de maneira bem rigorosa, mas com o tempo e a experiência
vão refazendo e desenvolvendo seus próprios roteiros. O importante, qualquer que
seja sua decisão, é assegurar uma análise ampla, completa e em profundidade das
leituras. Mais do que ser criativo, o importante é que o professor seja competente
e transmita aos alunos as competências necessárias para compreender cada vez
melhor o que estão lendo.
O livro do Aluno apresenta várias leituras de um mesmo tipo, com gêneros
diferentes. Em cada Unidade você vai aprofundar o entendimento de um tipo e
de alguns gêneros de texto. é muito importante que o aluno aprenda, com sua
orientação, a identifi car a usar as características do gênero como instrumento
para melhor antecipar e para melhor analisar os conteúdos do texto. Para isso ele
precisa entender a intenção do autor, o público alvo, os critérios para escolha da
linguagem e as características de cada gênero. O estudo dos fatores que asseguram
coerência e coesão, por sua vez, permitem ao aluno fazer a transposição entre
o estudo da sintaxe e a análise de textos: o que torna possível escrever um bom
texto é o bom domínio das estruturas sintáticas, e não apenas ter boas idéias.
Além disso o estudo de textos deve ser uma oportunidade para desenvolvimento
da expressão oral e ampliação do vocabulário.
4 língua Portuguesa – Ensino Fundamental
MANUAL PROF_B.indd 4 19/12/2013 15:00:55