Page 11 - COLEÇÃO MATEMÁTICA PARA PAIS E PROFESSORES - LIVRO 5 4º ANO.indd
P. 11
4º
ano
Em resumo, como vimos no volume de Introdução:
A ideia de número surgiu da necessidade de contar quantidades maiores e de estabelecer a
correspondência um a um, isto é, entre um símbolo (traços, pontos ou desenhos) e o objeto
da contagem (bois, pedra, árvore, etc). Número não é uma característica própria dos objetos.
Número é uma qualidade que as coleções de objetos têm, e que dependem exclusivamente
da quantidade de seus elementos, independentemente da natureza dos objetos de que são
formadas: o número 5 pode referir-se a 5 vacas, 5 guerreiros ou 5 meses de salário.
» À representação escrita dos números chamamos de numeral, embora no dia-a-dia seja Neste livro,
comum não diferenciar uma coisa da outra. Neste livro usamos a palavra número para nos usamos
referirmos aos numerais.
a palavra
» Algarismo é como os árabes chamam cada um dos numerais: 0, 1, 2, 3, 4, 5 ,6 7, 8, 9. número para
nos referirmos
Atividades: aos numerais.
» Brinque com a criança de escrever pequenos números usando um ou outro sistema de
numeração, comparando-os com o sistema de numeração decimal.
3 Se você estudasse naquele tempo, mostre como escreveria com símbolos egípcios,
maias e japoneses os seguintes números:
ARáBICo EgíPCIo MAIA JAPoNêS
9
15
18
1- Sistema de numeração 11
MPP4.indd 11 28/7/2011 18:22:58