Page 10 - COLEÇÃO MATEMÁTICA PARA PAIS E PROFESSORES - LIVRO 5 4º ANO.indd
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Matemática
para Pais
e Professores das Séries Iniciais
Números superiores a 19 eram escritos na vertical, de acordo com as potências de 20, isto é, o
sistema era posicional. Por exemplo o número 38 é representado assim:
1 grupo de 20
18 unidades
Chineses criaram símbolos que depois foram adotados pelos japoneses e transmitem uma ideia,
por isso são chamados de ideogramas. Até hoje são utilizados no Oriente.
Símbolos japoneses
Para escrever números maiores que 9, eles adotam os princípios multiplicativo e aditivo. Por
exemplo, para representar o número 38 eles escrevem assim:
3 x 10 + 8
Os indianos desenvolveram símbolos que diferentemente dos chineses, não eram ideogramas e
também não eram letras como os romanos. Os desenhos que criaram para representar números
não têm correspondência com a quantidade que representam.
0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9
Séculos depois os árabes aperfeiçoaram o sistema hindu e o popularizaram, criando assim o
sistema que conhecemos hoje como Sistema indo-arábico ou Sistema de Numeração Decimal.
Cada desenho recebeu o nome de algarismo.
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