Page 9 - COLEÇÃO MATEMÁTICA PARA PAIS E PROFESSORES - LIVRO 2 1º ANO.indd
P. 9

1º



                                                                                                              ano


                 »  Atividade 04: Pedir à criança para ler um número qualquer e, em seguida,
                   representá-lo com os dedos.


                 »  Atividade 05: Pedir para escrever o número correspondente à determinada
                   quantidade de dedos que você irá apresentar.

                 »  Atividade 06:  Pedir  para  a  criança  copiar  no  caderno  os  números  que  você  irá
                   escrever no quadro ou em um papel. Observe que, ao escrever cada número, ela
                   deverá seguir o sentido das setas, conforme o desenho a seguir:





                   0                   1                 2                   3                  4







                   5                   6                  7                  8                  9




                 »  Atividade 07: Fazer uma reta no quadro ou no papel. Representar os números nessa
                   reta. Pedir à criança para ler, na ordem, a partir do zero, pois ele é o ponto de partida.

            Nessa reta, a criança deve observar que:


               Cada número indica a distância até    O número 4 vem depois do 3 e o 5 vem antes do 6.
               o zero (número de risquinhos até o    Essa posição que o número ocupa na reta indica se
               zero).                                ele é menor ou maior em relação ao número que
                                                     está do seu lado.
















                                          »  Atividade 08: Apontar dois números na reta e perguntar:
              Quanto mais próximo do
              zero menor é o número.          “Qual é maior ou qual é menor?”.

                                          »  Atividade 09: Escrever os números de 0 a 10 em fichas
                                              de papel. Misturá-los e pedir para a criança colocá-los
                                              em ordem crescente e depois em ordem decrescente.




                                                                         1 - Números de 0 a 10     9
   4   5   6   7   8   9   10