Page 9 - COLEÇÃO MATEMÁTICA PARA PAIS E PROFESSORES - LIVRO 2 1º ANO.indd
P. 9
1º
ano
» Atividade 04: Pedir à criança para ler um número qualquer e, em seguida,
representá-lo com os dedos.
» Atividade 05: Pedir para escrever o número correspondente à determinada
quantidade de dedos que você irá apresentar.
» Atividade 06: Pedir para a criança copiar no caderno os números que você irá
escrever no quadro ou em um papel. Observe que, ao escrever cada número, ela
deverá seguir o sentido das setas, conforme o desenho a seguir:
0 1 2 3 4
5 6 7 8 9
» Atividade 07: Fazer uma reta no quadro ou no papel. Representar os números nessa
reta. Pedir à criança para ler, na ordem, a partir do zero, pois ele é o ponto de partida.
Nessa reta, a criança deve observar que:
Cada número indica a distância até O número 4 vem depois do 3 e o 5 vem antes do 6.
o zero (número de risquinhos até o Essa posição que o número ocupa na reta indica se
zero). ele é menor ou maior em relação ao número que
está do seu lado.
» Atividade 08: Apontar dois números na reta e perguntar:
Quanto mais próximo do
zero menor é o número. “Qual é maior ou qual é menor?”.
» Atividade 09: Escrever os números de 0 a 10 em fichas
de papel. Misturá-los e pedir para a criança colocá-los
em ordem crescente e depois em ordem decrescente.
1 - Números de 0 a 10 9