Page 8 - COLEÇÃO MATEMÁTICA PARA PAIS E PROFESSORES - LIVRO 2 1º ANO.indd
P. 8

Matemática
                         para Pais

                         e Professores das Séries Iniciais

                         „   Conhecendo os números e suas representações

                             »  Números servem para indicar quantidades.

                             »  Os símbolos que usamos servem para registrar a ideia de quantidade, isto é, os
                                números.
        O termo              »  O algarismo foi como os árabes chamaram os numerais de 0 a 9.

        correto para         »  O zero é um número especial, ele indica quando você não tem nenhuma quantidade.
        designar os

        algarismos           Veja a diferença: 15 é um número formado pelos numerais (algarismos) 1 e 5.

        é NUMERAL.
        Na prática                          15

        chamamos os

        numerais de                                                    Os algarismos
                                                                         são 1 e 5.
        “números”.
                                           O número é 15




                         „   Lendo e escrevendo de 0 a 10



                             Atividades:


                             »  Atividade 01:   Mostrar 3 lápis para a criança, depois fazer 3 riscos e dizer que
                                cada risco corresponde a 1 lápis. Escrever o número 3 e explicar que esse número
                                representa aquela quantidade de lápis.
                                                                                           3











                             »  Atividade 02: Repetir a atividade anterior com todos os números até 10.  Assim, a
                                criança vai aprendendo o significado de cada número.


                             »  Atividade 03: Para ensinar o zero você deve apresentar 1 lápis e pedir para a criança
                                escrever o número 1. Em seguida, retirar o lápis e perguntar: “Quantos restaram?”.
                                Então, a criança irá responder: “Nenhum”.  Desse modo, você poderá explicar que
                                o zero é o número que indica que não tem lápis, isto é, que não existe nenhuma
                                quantidade a ser contada.




                       8
   3   4   5   6   7   8   9   10