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O autor, João Batista Araujo e Oliveira, em seu estilo peculiar que mescla um profundo
conhecimento da ciência da educação construído no Brasil e no exterior, com uma fina ironia
crítica, não apenas esclarece com precisão as causas, mas também sinaliza os caminhos para
que a sociedade brasileira se mobilize em torno da revolução que se faz necessária para uma
profunda transformação do ensino fundamental no Brasil.
A má qualidade do ensino afastou das escolas públicas a classe média e segmentos
da classe alta que, em outros tempos, a freqüentavam, criando entre os nossos jovens um
apartheid intelectual e social.
A escola democrática do meu tempo, quando convivi com colegas de todas as classes
sociais do Recife, abrindo-me uma ampla janela de relacionamentos e amizades impossíveis
de serem construídas em outro ambiente, não mais existe.
urge, pois, a sua recriação como a única forma, por meio do provimento de uma
educação de qualidade a todas as crianças e jovens brasileiros, de elevar os valores éticos da
sociedade, produzir capital intelectual e desenvolvimento tecnológico e produzir crescimento
econômico com eqüidade, permitindo assim ao Brasil elevar-se de seu eterno patamar de país
para um patamar de nação.
tenha uma boa leitura e que esta o estimule a se juntar ao rol dos advogados da
causa da educação, oriunda de um programa de governo, suprapartidário, com uma clara
governança e com políticas de curto, médio e longo prazos pactuadas com a sociedade. neste
contexto, a classe empresarial detém um papel extremamente importante pois, cada vez mais,
a valoração de uma empresa dá-se pelo seu capital intelectual e menos em função dos seus
ativos tangíveis. Capital intelectual pressupõe conhecimento e, até hoje, não se inventou outra
forma de produzi-lo, senão através da educação.
Marcos A. Magalhães
Presidente da Philips para a América latina
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