Page 8 - criar_leitores.indd
P. 8
como à professora Luísa Araújo, a dirigir um estudo psicolin-
guístico sobre os níveis de leitura e de escrita das crianças
portuguesas do 1 ao 6 ano de escolaridade. Esse estudo
o
o
terminou em outubro de 2010 em termos de coleta de dados
e tem fornecido informações que ainda estão a ser tratadas e
interpretadas. Nesse contexto, escrevi, em colaboração com
Luísa Araújo e Isabel Leite (atualmente secretária de Estado
para o ensino primário e secundário), Cristina Carvalho,
Sandra Fernandes e Luís Querido, o presente texto destinado
aos professores e educadores, nestes incluindo mães e pais.
O livro, com algumas diferenças justificadas pelo
contexto nacional, é publicado quase simultaneamente
em Portugal e no Brasil. A edição brasileira deve muito a
dois estimados colegas e amigos, a quem estou profunda-
mente agradecido pelas inúmeras observações que permi-
tiram tornar o texto mais preciso e acessível: João Batista
Araujo e Oliveira, do Instituto Alfa e Beto, que tem desen-
volvido no Brasil uma ação em grande escala, cientifica-
mente fundada, em prol da alfabetização; e Ana Luiza Navas,
do Instituto ABCD, que tem liderado os esforços para fazer
aceitar oficialmente no Brasil a ideia de que, como acontece
nos países desenvolvidos, a dislexia deve ser considerada
como distúrbio específico, requerendo um programa orien-
tado de ensino e reeducação.
Deixo aqui, enfim, um sinal de enorme admiração e
gratidão à minha amiga Leonor Scliar-Cabral, linguista, alfa-
betizadora e poeta, com quem tenho tido inúmeras ocasiões
de aprender. Foi ela quem, há 25 anos, me convidou a vir pela
primeira vez a este país maravilhoso, berço outrora de meu
avô paterno – que tanto estimulou o meu gosto pela escrita –
VIII
criar_leitores.indd 8 26/11/12 8:11 PM

