Page 87 - APRENDER A LER.indd
P. 87
Lição
7
31 Você já pensou nos 1001 usos do sopro? Vamos fazer uma
lista de coisas que você pode fazer com um sopro?
• Faça a lista de ações que você pode fazer soprando.
• Ilustre com gestos cada ação.
• Alternativa: faça o gesto – seus colegas deverão adivinhar o que você está fazendo.
32 Há várias formas de dar uma instrução ou ensinar a fazer algo.
Vamos dar uma instrução sem falar nenhuma palavra?
• Os colegas formam pares.
• O colega 1 explica para o colega 2 como chegar ao banheiro da escola.(com gestos)
• O colega 2 explica para o colega 1 como ir do banheiro até a sala da diretora.
▪ Mostrar para toda a turma as explicações mais divertidas.
▪ Dizer porque é mais difícil explicar sem palavras.
▪ Discutir outras formas de explicar algo sem usar palavras.
Desenhos
▪ Mostrar como o uso de palavras pode tornar as explicações mais claras e precisas.
Mas para isso a explicação tem que ser clara.
▪ Discutir outras formas de comunicação sem palavras (caretas, expressões faciais,
expressão corporal, mímica, etc.).
33 DESAFIO
Por que usamos a palavra SSSSerpente para apresentar o
/s/? Que outras palavras podemos usar para isso?
34 Decida a ordem e conte essa história:
87