Page 87 - APRENDER A LER.indd
P. 87

Lição
                                                                                                                7
                  31           Você já pensou nos 1001 usos do sopro? Vamos fazer uma
                               lista de coisas que você pode fazer com um sopro?

                  • Faça a lista de ações que você pode fazer soprando.
                  • Ilustre com gestos cada ação.
                  • Alternativa: faça o gesto – seus colegas deverão adivinhar o que você está fazendo.



                  32          Há várias formas de dar uma instrução ou ensinar a fazer algo.
                              Vamos dar uma instrução sem falar nenhuma palavra?

                  • Os colegas formam pares.
                  • O colega 1 explica para o colega 2 como chegar ao banheiro da escola.(com gestos)
                  • O colega 2 explica para o colega 1 como ir do banheiro até a sala da diretora.
                      ▪ Mostrar para toda a turma as explicações mais divertidas.
                      ▪ Dizer porque é mais difícil explicar sem palavras.
                      ▪ Discutir outras formas de explicar algo sem usar palavras.




                                     Desenhos



                      ▪ Mostrar como o uso de palavras pode tornar as explicações mais claras e precisas.
                        Mas para isso a explicação tem que ser clara.
                      ▪ Discutir outras formas de comunicação sem palavras (caretas, expressões faciais,
                        expressão corporal, mímica, etc.).




                  33           DESAFIO
                               Por que usamos a palavra SSSSerpente para apresentar o
                               /s/? Que outras palavras podemos usar para isso?


                   34          Decida a ordem e conte essa história:




























                                                                87
   82   83   84   85   86   87   88   89   90   91   92