Page 68 - APRENDER A LER.indd
P. 68
7 Ouça com atenção: a professora vai ler a 1ª palavra da linha e
depois vai ler as outras 3 palavras. Circule a palavra, que tem o som
final igual ao da primeira palavra lida.
Exemplo: ÃO BALA SININHO LIMÃO
EM FIM TEM RIMA
OM MAR MARROM RIMA
UM ALGUM NÃO DOIS
à CAÇA MAÇà CONTA
IM TEM FININHO ASSIM
8 A professora vai falar um som nasal. Depois ela vai ler as palavras
da lista. Se você ouvir o som em alguma palavra que ela disser, repita
esse som.
Exemplo: /in/ QUINZE. Alunos repetem: /in/ /in/ MAMÃE (alunos ficam quietos)
/en/ SENTA GRANDÃO UM TEM
/in/ QUINZE UNS MAMÃE FIM
/em/ LEMBRA INDIGESTÃO LEMBRO JUVENTUDE
9 A professora vai ler as palavras de cada coluna.
Ouça e diga o que é igual em cada grupo de palavras:
FÃ BEM FIM BOM BUM
LÃ CEM MIM COM DUM
NEM RIM DOM NUM
RÃ
SEM SIM FOM PUM
SÃ TEM TIM SOM RUM
VÃ VEM VIM TOM TUM
10 Procure, no texto da lição, 5 palavras que tenham som nasal.
Circule essas palavras.
68