Page 62 - APRENDER A LER.indd
P. 62

Redação




                   TEXTo ArGUMENTATIVo


                31          Quem tem apelido?


               •  A professora pede para os alunos contarem histórias deles ou de outros meninos que têm
                apelidos.
               • A professora pergunta quem gosta do apelido e anota o número no quadro, como abaixo.
                 Fazer o mesmo com quem não gosta. O quadro deve fi car assim:




                             MENINOS
                             MENINAS

               • A professora ensina os alunos a ler a tabela. Mostra que tabela:
                      • é um tipo de texto;
                      • tem um formato;
                      • serve para organizar informações.

               • A professora pede para quem gosta do apelido dar as razões. Faz o mesmo com quem não
                 gosta. Organiza a informação como abaixo:

                                           Porque                           Porque




                32          Agora nós vamos nos preparar para fazer um texto usando essas
                            informações. Nós vamos dizer porque umas pessoas gostam do
                            apelido e outras não gostam.
               • Para quem nós vamos dizer essas coisas? Dica: quem precisa ouvir o que vamos dizer?
               • Como vamos começar?
               • O que vamos falar sobre os apelidos que alguns gostam?
               • O que vamos falar sobre os apelidos que alguns não gostam?
               • Como vamos concluir?
               • Qual vai ser o título do texto?
               A professora anota as sugestões das crianças e redige o texto. Depois de pronto lê e comenta:
               • Como obtiveram a ideia.
               • Como organizaram as informações.
               • Como usaram as informações para fazer o texto.
               • Como vão publicar ou mostrar o texto.


                 Sugestão: Os alunos podem fazer um livrinho ilustrado com dicas de apelidos
                 que agradam e apelidos que devem ser evitados. Fazer placas para a sala de aula:
                  • algumas com apelidos que                    • outras com apelidos que
                    agradam. Exemplo:                FOFA        chateiam. Exemplo:             MANÉ



                                                         62
   57   58   59   60   61   62   63   64   65   66   67