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Redação
TEXTo ArGUMENTATIVo
31 Quem tem apelido?
• A professora pede para os alunos contarem histórias deles ou de outros meninos que têm
apelidos.
• A professora pergunta quem gosta do apelido e anota o número no quadro, como abaixo.
Fazer o mesmo com quem não gosta. O quadro deve fi car assim:
MENINOS
MENINAS
• A professora ensina os alunos a ler a tabela. Mostra que tabela:
• é um tipo de texto;
• tem um formato;
• serve para organizar informações.
• A professora pede para quem gosta do apelido dar as razões. Faz o mesmo com quem não
gosta. Organiza a informação como abaixo:
Porque Porque
32 Agora nós vamos nos preparar para fazer um texto usando essas
informações. Nós vamos dizer porque umas pessoas gostam do
apelido e outras não gostam.
• Para quem nós vamos dizer essas coisas? Dica: quem precisa ouvir o que vamos dizer?
• Como vamos começar?
• O que vamos falar sobre os apelidos que alguns gostam?
• O que vamos falar sobre os apelidos que alguns não gostam?
• Como vamos concluir?
• Qual vai ser o título do texto?
A professora anota as sugestões das crianças e redige o texto. Depois de pronto lê e comenta:
• Como obtiveram a ideia.
• Como organizaram as informações.
• Como usaram as informações para fazer o texto.
• Como vão publicar ou mostrar o texto.
Sugestão: Os alunos podem fazer um livrinho ilustrado com dicas de apelidos
que agradam e apelidos que devem ser evitados. Fazer placas para a sala de aula:
• algumas com apelidos que • outras com apelidos que
agradam. Exemplo: FOFA chateiam. Exemplo: MANÉ
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