Page 7 - PARA LER E RELER.indd
P. 7
INTRODUÇÃO
ara Ler e Reler, é este o objetivo deste livro. É para você ler e reler
P muitas vezes, e cada vez melhor. É lendo e relendo que se aprende
a ler bem.
Para Ler e Reler é para ser lido e relido. Em casa ou na escola. Em festas,
apresentações, comemorações e solenidades. Em voz baixa, em voz alta
ou em coro.
Os textos deste livro foram cuidadosamente escolhidos pelos
organizadores. Os textos são organizados em duas partes. Na Parte I
encontram-se textos de Poesia. Há poesia de todo tipo: poemas novos e
antigos, com rima e sem rima, de autores muito conhecidos e de autores
menos conhecidos. Mas em todos os textos os autores se esmeraram na
escolha das palavras, das frases, das construções, das rimas, do ritmo.
Como todo bom poeta, os autores brincam com as palavras e frases – pois
é assim que se faz a boa literatura. Por isso os textos são tão bonitos e
expressivos. E também por isso permitem várias leituras, várias formas de
expressão.
Na Parte II encontram-se textos de Prosa. Os textos são variados –
textos informativos, descritivos, didáticos, diálogos, notícias etc. Alguns
textos foram adaptados para tornar sua leitura mais fácil. Outros são
apresentados em duas versões – uma versão original e uma versão adaptada
para ajudar os leitores iniciantes. A última leitura se chama “Brincadeira”.
E você verá, depois de ter lido e relido esse livro, que ler esse último texto
será mesmo uma brincadeira.
7