Page 3 - COLEÇÃO ABCD - MANUAL DE ORIENTAÇÃO.indd
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Sumário
Apresentação ............................................................................................ 5
I – O que é e a quem se destina a Coleção ABCD? .............................. 7
O que é .............................................................................................. 7
A quem se destina ............................................................................. 8
II – Currículo ........................................................................................... 9
Conteúdos ........................................................................................ 9
Leitura ....................................................................................... 9
Escrita ..................................................................................... 10
Expressão Oral ....................................................................... 11
Estrutura: articulação entre leitura, escrita e expressão oral ......... 11
Sequência ........................................................................................ 13
Proposta pedagógica e seus fundamentos ..................................... 13
Concepção do ensino da língua ...................................................... 13
Compreender a estrutura da língua ........................................ 14
Gramática na palma da mão................................................... 15
Compreender os usos sociais da língua ................................. 16
As características do aluno ............................................................. 17
Desafios específicos à aprendizagem da leitura .................... 17
Desafios para a aprendizagem da escrita .............................. 21
Sobrecarga Cognitiva ............................................................. 22
As características do professor ....................................................... 23
Ensino estruturado .......................................................................... 24
Referenciais teóricos e práticos ...................................................... 26
III – Plano de Curso ................................................................................ 28
A organização do ano letivo ............................................................ 28
A avaliação ao final de cada unidade .............................................. 29
O cronograma de trabalho ............................................................... 29