Page 3 - COLEÇÃO ABCD - MANUAL DE ORIENTAÇÃO.indd
P. 3

Sumário









                         Apresentação ............................................................................................ 5

                         I –  O que é e a quem se destina a Coleção ABCD? .............................. 7

                              O que é .............................................................................................. 7
                              A quem se destina ............................................................................. 8


                         II –  Currículo  ........................................................................................... 9
                              Conteúdos  ........................................................................................ 9

                                    Leitura ....................................................................................... 9
                                    Escrita ..................................................................................... 10
                                    Expressão Oral ....................................................................... 11

                              Estrutura: articulação entre leitura, escrita e expressão oral  ......... 11
                              Sequência ........................................................................................ 13
                              Proposta pedagógica e seus fundamentos ..................................... 13

                              Concepção do ensino da língua ...................................................... 13
                                    Compreender a estrutura da língua ........................................ 14
                                    Gramática na palma da mão................................................... 15

                                    Compreender os usos sociais da língua ................................. 16
                              As características do aluno ............................................................. 17

                                    Desafios específicos à aprendizagem da leitura .................... 17
                                    Desafios para a aprendizagem da escrita .............................. 21
                                    Sobrecarga Cognitiva ............................................................. 22

                              As características do professor ....................................................... 23
                              Ensino estruturado .......................................................................... 24
                              Referenciais teóricos e práticos ...................................................... 26


                         III –  Plano de Curso ................................................................................ 28

                              A organização do ano letivo ............................................................ 28
                              A avaliação ao final de cada unidade .............................................. 29
                              O cronograma de trabalho ............................................................... 29
   1   2   3   4   5   6   7   8