Page 11 - Colecao ABCD_Livro C.indd
P. 11
Lição
9 Observe o título: “Normas de Convivência Escolar”. 1
a) Separe em sílabas a palavra “convivência”.
b) Circule a sílaba forte.
c) Por que essa palavra é acentuada?
• Qual a posição da sílaba forte?
• Letras fi nais: ditongo ou hiato?
Relembre as regras de acentuação das paroxítonas:
Acentuam-se as PAROXÍTONAS:
• terminadas em:
Ã(s), O(s), OM(s), UM(s).
Exemplo: ímã, órfãs, sótão, órgãos, prótons, álbum, ál-
buns.
L, N, R, X.
Exemplo: túnel, hífen, caráter, tórax.
I(s), US, OS, DITONGO.
Exemplo: táxi, lápis, vírus, bíceps, vôlei, série, assíduo,
pátio.
• que têm I, U depois de vogal (formando hiato).
Exemplo: caída, viúvo, moída, saúde.
d) Procure no texto desta Lição e copie:
• oito palavras acentuadas pela mesma regra de “assíduo”;
• uma palavra acentuada pela mesma regra de “saúde”.
e) Copie do quadro abaixo somente as palavras que precisam de
acento. Acentue-as corretamente.
açucar amavel avião biquini colar
comum diretoria fenix forum fugi
iris irmã marrom materia papeis
papel pascoa regua tenis ziper
11