Page 4 - Colecao ABCD_Livro A-Manual.indd
P. 4

APRESENTAÇÃO





                    Prezado professor,


                    Você tem em mãos o Manual do Professor – Livro A. Esse Manual se destina aos
                 professores da Coleção ABCD que utilizam o Livro A. Ele contém um plano de trabalho
                 para as atividades de leitura e compreensão do texto de cada Lição, bem como atividades
                 de desenvolvimento de vocabulário.
                    Há um Plano para cada Lição, estruturado sempre da mesma forma:
                    •  Identifi cação do TIPO e GÊNERO do texto.

                    •  Resumo do texto e das características do gênero.
                    •  Atividades de Plan ejamento pelo professor.

                    •  Um roteiro para leitura e discussão do texto, incluindo:
                       o A preparação para a leitura.
                       o A compreensão do sentido do texto.
                       o A compreensão da estrutura do texto.

                    •  Ampliação do vocabulário (esse item está presente na maioria das Lições).
                    Você pode usar esse material com tanta fl exibilidade e criatividade quanto queira. De
                 nossa parte, fi zemos exatamente como faríamos se estivéssemos planejando e dando
                 cada aula. Normalmente, muitos professores começam utilizando o roteiro de maneira
                 bem rigorosa, mas com o tempo e a experiência vão refazendo e desenvolvendo seus
                 próprios roteiros. O importante, qualquer que seja sua decisão, é assegurar uma análise
                 ampla, completa e em profundidade das leituras. Mais do que ser criativo, o importante
                 é que o professor seja competente e transmita aos alunos as competências necessárias
                 para compreender cada vez melhor o que estão lendo.

                    O Livro do Aluno apresenta várias leituras de um mesmo tipo de texto, e gêneros
                 diferentes. É muito importante que o aluno aprenda, com sua orientação, a identifi car e
                 usar as características do gênero como instrumento para melhor antecipar e analisar os
                 conteúdos dos textos. Para isso, ele precisa entender a intenção do autor, o público alvo,
                 os critérios para a escolha da linguagem e as características de cada gênero. Além disso,
                 o estudo de textos deve ser uma oportunidade para desenvolvimento da expressão oral
                 e ampliação do vocabulário.

                    Cabe uma palavra sobre o uso e ensino das  expressões e  provérbios,
                 encontrados  ao  fi nal  do  Bloco  de Atividades  “Quer  Dizer”.  Em  quase  todos  os  casos
                 essas expressões e  provérbios estão relacionados  com  o  conteúdo do texto.
                 Em todos os casos o professor deve assegurar-se de que os alunos:


            4                                                              Língua Portuguesa – Ensino Fundamental





      MANUAL PROF_A.indd   4                                                                               19/12/2013   14:59:17
   1   2   3   4   5   6   7   8   9