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APRESENTAÇÃO
Prezado professor,
Você tem em mãos o Manual do Professor – Livro A. Esse Manual se destina aos
professores da Coleção ABCD que utilizam o Livro A. Ele contém um plano de trabalho
para as atividades de leitura e compreensão do texto de cada Lição, bem como atividades
de desenvolvimento de vocabulário.
Há um Plano para cada Lição, estruturado sempre da mesma forma:
• Identifi cação do TIPO e GÊNERO do texto.
• Resumo do texto e das características do gênero.
• Atividades de Plan ejamento pelo professor.
• Um roteiro para leitura e discussão do texto, incluindo:
o A preparação para a leitura.
o A compreensão do sentido do texto.
o A compreensão da estrutura do texto.
• Ampliação do vocabulário (esse item está presente na maioria das Lições).
Você pode usar esse material com tanta fl exibilidade e criatividade quanto queira. De
nossa parte, fi zemos exatamente como faríamos se estivéssemos planejando e dando
cada aula. Normalmente, muitos professores começam utilizando o roteiro de maneira
bem rigorosa, mas com o tempo e a experiência vão refazendo e desenvolvendo seus
próprios roteiros. O importante, qualquer que seja sua decisão, é assegurar uma análise
ampla, completa e em profundidade das leituras. Mais do que ser criativo, o importante
é que o professor seja competente e transmita aos alunos as competências necessárias
para compreender cada vez melhor o que estão lendo.
O Livro do Aluno apresenta várias leituras de um mesmo tipo de texto, e gêneros
diferentes. É muito importante que o aluno aprenda, com sua orientação, a identifi car e
usar as características do gênero como instrumento para melhor antecipar e analisar os
conteúdos dos textos. Para isso, ele precisa entender a intenção do autor, o público alvo,
os critérios para a escolha da linguagem e as características de cada gênero. Além disso,
o estudo de textos deve ser uma oportunidade para desenvolvimento da expressão oral
e ampliação do vocabulário.
Cabe uma palavra sobre o uso e ensino das expressões e provérbios,
encontrados ao fi nal do Bloco de Atividades “Quer Dizer”. Em quase todos os casos
essas expressões e provérbios estão relacionados com o conteúdo do texto.
Em todos os casos o professor deve assegurar-se de que os alunos:
4 Língua Portuguesa – Ensino Fundamental
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