Page 6 - PARA LER E RELER - SÉRIES FINAIS - MANUAL DO PROFESSOR.indd
P. 6

I - Fluência de leitura: o que é, por que é

            importante




                 Fluência de leitura é a ponte que liga a capacidade de identificar as pala-

            vras (ler, decodificar) com a compreensão.  A fluência por si só não garante a
            compreensão. Para compreender são necessários outros requisitos – conhecer
            as palavras, seu sentido, a relação entre as palavras na frase, a intenção do texto,
            do autor, ser capaz de extrair o sentido geral etc.  Fluência é condição necessá-

            ria, mas não é suficiente.


                 A fluência refere-se à qualidade da leitura, que é avaliada pelos seguintes
            indicadores:



                 •  A velocidade, ou seja, o número de palavras por minuto

                 •  A precisão, ou seja, o número de erros cometidos durante a leitura
                 •  A prosódia, ou seja, o ritmo e entonação da leitura.



                 A velocidade de leitura é essencial, tanto por razões teóricas quanto práti-
            cas. A razão teórica deriva das exigências de compreensão: para compreender

            o que le, o aluno precisa alimentar o cérebro com informações que ele vai re-
            lacionando.  Para entender um texto de 10 linhas, por exemplo, é preciso que

            a leitura seja feita com uma velocidade tal que seja possível armazenar as in-
            formações na memória de trabalho, para que o aluno possa relacionar mental-

            mente as ideias.  A razão prática reside nas exigências da vida e da escola, que
            frequentemente exige a leitura e compreensão rápida de informações.   Os tex-

            tos escolares das séries finais são cada vez mais exigentes – o aluno precisa ser
            fluente para concentrar sua atenção na compreensão do sentido, e não na lei-

            tura do texto.  Ao final do 5º ano o aluno deve ler 130 a 140 palavras por minuto
            de um texto adequado a esse nível de ensino.  Até o ensino médio deve chegar

            a 170 ou 180 palavras, e os textos se tornam cada vez mais complexos.


                 A precisão da leitura se refere à capacidade de ler sem erros. Mas o que é

            um erro de leitura?


                 •  Ler decodificando

                 •  Ler silabando
                 •  Ler hesitando






                                                              6
   1   2   3   4   5   6