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I - Fluência de leitura: o que é, por que é
importante
Fluência de leitura é a ponte que liga a capacidade de identificar as pala-
vras (ler, decodificar) com a compreensão. A fluência por si só não garante a
compreensão. Para compreender são necessários outros requisitos – conhecer
as palavras, seu sentido, a relação entre as palavras na frase, a intenção do texto,
do autor, ser capaz de extrair o sentido geral etc. Fluência é condição necessá-
ria, mas não é suficiente.
A fluência refere-se à qualidade da leitura, que é avaliada pelos seguintes
indicadores:
• A velocidade, ou seja, o número de palavras por minuto
• A precisão, ou seja, o número de erros cometidos durante a leitura
• A prosódia, ou seja, o ritmo e entonação da leitura.
A velocidade de leitura é essencial, tanto por razões teóricas quanto práti-
cas. A razão teórica deriva das exigências de compreensão: para compreender
o que le, o aluno precisa alimentar o cérebro com informações que ele vai re-
lacionando. Para entender um texto de 10 linhas, por exemplo, é preciso que
a leitura seja feita com uma velocidade tal que seja possível armazenar as in-
formações na memória de trabalho, para que o aluno possa relacionar mental-
mente as ideias. A razão prática reside nas exigências da vida e da escola, que
frequentemente exige a leitura e compreensão rápida de informações. Os tex-
tos escolares das séries finais são cada vez mais exigentes – o aluno precisa ser
fluente para concentrar sua atenção na compreensão do sentido, e não na lei-
tura do texto. Ao final do 5º ano o aluno deve ler 130 a 140 palavras por minuto
de um texto adequado a esse nível de ensino. Até o ensino médio deve chegar
a 170 ou 180 palavras, e os textos se tornam cada vez mais complexos.
A precisão da leitura se refere à capacidade de ler sem erros. Mas o que é
um erro de leitura?
• Ler decodificando
• Ler silabando
• Ler hesitando
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