Page 4 - Aprender a Ler_1 ANO.indd
P. 4
LIÇÃO 1 LIÇÃO 6
Viva! ...........................................................................7 Os três ursos ..........................................................64
Tipo/Gênero: Poesia/Poema Tipo/Gênero: Narrativo/Conto tradicional
• Identi car diferentes códigos .......................................... 8 • Vogais nasais ................................................................ 66
• Consciência fonológica ..................................................11 • Síntese de fonemas; pontuação ................................... 70
• Consciência fonêmica ...................................................13 • Expressão oral .............................................................. 70
• Conhecimento de letras e números ..............................15 • Identi car fonemas e grafemas em diferentes
• Ordenar e contar história ...............................................15 • Caligra a; letras maiúsculas e minúsculas ................... 73
lugares da palavra; ordem alfabética ............................ 71
LIÇÃO 2 • Estrutura da frase ......................................................... 73
Batatinha aprende a latir........................................17 • Organização e apresentação oral de descrição ............74
Tipo/Gênero: Poesia/Poema • Características do texto persuasivo .............................. 75
• Vogais orais ...................................................................18 LIÇÃO 7
• Síntese de fonemas...................................................... 22 Impressão com sopro ............................................77
• Análise de fonemas ...................................................... 23 Tipo/Gênero: Procedimento/ Instruções
• Caligra a: letra inicial .................................................... 25 •
• Uso de letras maiúsculas ............................................. 25 • Fonema /s/ .................................................................... 78
Síntese de fonemas; expressão oral/entonação .......... 81
• Estrutura, sequência e sentido da narrativa ................. 27 • Identi car fonemas e grafemas em diferentes
S LIÇÃO 3 • Caligra a; ordem alfabética, formação do plural .......... 84
lugares da palavra ........................................................ 83
Que confusão! ........................................................30
U Tipo/Gênero: Procedimento / Lista • Características de um texto de instruções ................... 86
Fonema /l/ ..................................................................... 31 •
•
Comunicação não verbal .............................................. 87
M • Síntese de fonemas...................................................... 33 LIÇÃO 8
•
Deu zebra no zoo ....................................................89
Sinais de pontuação e diacríticos ................................ 34
•
Tipo/Gênero: Narrativo/Notícia
Identi car acentos ........................................................ 36
Á • Caligra a: letras maiúsculas ......................................... 38 • Fonema /z/ .................................................................... 90
•
•
Identi car e organizar ideias; narrativa ......................... 39
Síntese de fonemas; pontuação, entonação
R LIÇÃO 4 Identi car fonemas e grafemas em diferentes
e sentido da frase ......................................................... 92
Marcelo, marmelo, martelo ....................................42 •
lugares da palavra ........................................................ 93
I Tipo/Gênero: Narrativo /Romance (Trecho) • Caligra a; ordem alfabética .......................................... 95
•
O • Fonema /m/ .................................................................. 43 • Frases na ordem direta; plural ...................................... 96
•
Síntese de fonemas...................................................... 46
Estrutura de uma receita .............................................. 97
• Leitura conectada; entonação ...................................... 47 • Planejamento e execução de cartaz ............................ 98
• Contagem de sílabas ................................................... 47 • Aspectos visuais do texto ............................................. 98
• Ditado de palavras conhecidas .................................... 48
• Caligra a ....................................................................... 49 LIÇÃO 9
• Ordem alfabética .......................................................... 50 Folclore..................................................................100
• Formar frases ............................................................... 51 Tipo/Gênero: Poesia/Mito
• Identi car, priorizar e ordenar ideias ............................ 51 • Lição /f/ ........................................................................101
•
Síntese de fonemas; entonação ..................................104
LIÇÃO 5 • Identi car fonemas e grafemas em diferentes
Meu nome não é esse! ...........................................53 lugares da palavra .......................................................105
Tipo/Gênero: Informativo/Reportagem • Caligra a; ordem alfabética; concordância verbal .......106
• Fonema /n/ ................................................................... 54 • Estrutura da lenda; ......................................................108
• Síntese de fonemas...................................................... 57 • Estratégias de organização e revisão de texto ............108
• Expressividade ............................................................. 58 LIÇÃO 10
• Identi car fonemas e grafemas em diferentes Carta de Cachinhos Dourados para os Três Ursos .110
lugares da palavra ........................................................ 58 Tipo/Gênero: Narrativo/Carta
• Caligra a ....................................................................... 60 • Fonema /v/ ................................................................... 111
• Pontuação e letras maiúsculas .................................... 61 • Síntese de fonemas; entonação ..................................114
• Formar frases ............................................................... 61 • Identi car fonemas e grafemas em diferentes
• Gerar e organizar ideias ............................................... 62 lugares da palavra .......................................................115
• Argumentação .............................................................. 62 • Caligra a; ordem alfabética; concordância verbal .......116
• Planejamento de texto .................................................. 62 • Carta: estrutura, forma e planejamento .......................117
• • • • •
Legenda: Brincando de sons e letras Hora de ler Correto? É assim que se escreve Redação