Page 4 - Aprender a Ler_1 ANO.indd
P. 4

LIÇÃO 1                                             LIÇÃO 6
            Viva! ...........................................................................7  Os três ursos ..........................................................64
            Tipo/Gênero: Poesia/Poema                           Tipo/Gênero: Narrativo/Conto tradicional
            •  Identi  car diferentes códigos .......................................... 8  •   Vogais nasais ................................................................ 66
            •  Consciência fonológica ..................................................11  •   Síntese de fonemas; pontuação ................................... 70
            •  Consciência fonêmica ...................................................13 •   Expressão oral .............................................................. 70
            •  Conhecimento de letras e números ..............................15 •   Identi  car fonemas e grafemas em diferentes
            •   Ordenar e contar história ...............................................15  •   Caligra  a; letras maiúsculas e minúsculas ................... 73
                                                                  lugares da palavra; ordem alfabética ............................ 71
            LIÇÃO 2                                             •   Estrutura da frase ......................................................... 73
            Batatinha aprende a latir........................................17  •   Organização e apresentação oral de descrição ............74
            Tipo/Gênero: Poesia/Poema                           •   Características do texto persuasivo .............................. 75
            •  Vogais orais ...................................................................18  LIÇÃO 7
            •  Síntese de fonemas...................................................... 22  Impressão com sopro ............................................77
            •  Análise de fonemas ...................................................... 23  Tipo/Gênero: Procedimento/ Instruções
            •  Caligra  a: letra inicial .................................................... 25  •
            •  Uso de letras maiúsculas ............................................. 25  •   Fonema /s/ .................................................................... 78
                                                                   Síntese de fonemas; expressão oral/entonação .......... 81
            •   Estrutura, sequência e sentido da narrativa ................. 27  •   Identi  car fonemas e grafemas em diferentes
      S     LIÇÃO 3                                             •   Caligra  a; ordem alfabética, formação do plural .......... 84
                                                                  lugares da palavra ........................................................ 83
            Que confusão! ........................................................30
      U     Tipo/Gênero: Procedimento / Lista                   •   Características de um texto de instruções ................... 86
              Fonema /l/ ..................................................................... 31 •
            •
                                                                   Comunicação não verbal .............................................. 87
      M     •   Síntese de fonemas...................................................... 33  LIÇÃO 8
            •
                                                                Deu zebra no zoo ....................................................89
               Sinais de pontuação e diacríticos ................................ 34
            •
                                                                Tipo/Gênero: Narrativo/Notícia
               Identi  car acentos ........................................................ 36
      Á     •   Caligra  a: letras maiúsculas ......................................... 38  •   Fonema /z/ .................................................................... 90
            •
                                                                •
               Identi  car e organizar ideias; narrativa ......................... 39
                                                                   Síntese de fonemas; pontuação, entonação
      R     LIÇÃO 4                                                Identi  car fonemas e grafemas em diferentes
                                                                  e sentido da frase ......................................................... 92
            Marcelo, marmelo, martelo ....................................42 •
                                                                  lugares da palavra ........................................................ 93
       I    Tipo/Gênero: Narrativo /Romance (Trecho)            •   Caligra  a; ordem alfabética .......................................... 95
            •
      O     •  Fonema /m/ .................................................................. 43  •   Frases na ordem direta; plural ...................................... 96
                                                                •
               Síntese de fonemas...................................................... 46
                                                                   Estrutura de uma receita .............................................. 97
            •   Leitura conectada; entonação ...................................... 47  •   Planejamento e execução de cartaz ............................ 98
            •   Contagem de sílabas ................................................... 47  •   Aspectos visuais do texto ............................................. 98
            •   Ditado de palavras conhecidas .................................... 48
            •   Caligra  a ....................................................................... 49  LIÇÃO 9
            •   Ordem alfabética .......................................................... 50  Folclore..................................................................100
            •   Formar frases ............................................................... 51  Tipo/Gênero: Poesia/Mito
            •   Identi  car, priorizar e ordenar ideias ............................ 51 •   Lição /f/ ........................................................................101
                                                                •
                                                                   Síntese de fonemas; entonação ..................................104
            LIÇÃO 5                                             •   Identi  car fonemas e grafemas em diferentes
            Meu nome não é esse! ...........................................53  lugares da palavra .......................................................105
            Tipo/Gênero: Informativo/Reportagem                 •   Caligra  a; ordem alfabética; concordância verbal .......106
            •   Fonema /n/ ................................................................... 54  •   Estrutura da lenda; ......................................................108
            •   Síntese de fonemas...................................................... 57  •   Estratégias de organização e revisão de texto ............108
            •   Expressividade ............................................................. 58  LIÇÃO 10
            •   Identi  car fonemas e grafemas em diferentes    Carta de Cachinhos Dourados para os Três Ursos .110
              lugares da palavra ........................................................ 58  Tipo/Gênero: Narrativo/Carta
            •   Caligra  a ....................................................................... 60  •   Fonema /v/ ................................................................... 111
            •   Pontuação e letras maiúsculas .................................... 61  •   Síntese de fonemas; entonação ..................................114
            •   Formar frases ............................................................... 61  •   Identi  car fonemas e grafemas em diferentes
            •   Gerar e organizar ideias ............................................... 62  lugares da palavra .......................................................115
            •   Argumentação .............................................................. 62  •   Caligra  a; ordem alfabética; concordância verbal .......116
            •   Planejamento de texto .................................................. 62  •   Carta: estrutura, forma e planejamento .......................117


                     •                         •            •          •                      •
            Legenda:    Brincando de sons e letras      Hora de ler      Correto?      É assim que se escreve      Redação
   1   2   3   4   5   6   7   8   9