Page 9 - MATEMÁTICA 4º ANO.indd
P. 9
Atualmente todos os países adotam o sistema de numeração decimal. Embora alguns países não
adotem os mesmos símbolos para identifi car os números, a maioria usa os algarismos indo-arábicos
que nós conhecemos.
• Vimos que os números foram inventados para indicar quantidades de animais, sementes,
pessoas e objetos em geral. Como não havia zero animais, ou zero objetos, um símbolo específi co
para o zero não existia na maioria das culturas, por isso demorou mais tempo para ser criado.
• O número 10para nós signifi ca: 1 dezena e 0 unidade.
• O número 101 signifi ca: 1 centena, 0 dezena e 1 unidade.
Os egípcios e os japoneses tinham um símbolo espe-
cífi co que representava 10 unidades. Para representar 101
eles juntavam o símbolo do 100 com o símbolo do 1.
Os maias para formar o número 10, empilhavam duas barrinhas de 5 bem
próximas uma da outra. Para representar 101, colocavam na linha de baixo um
ponto representando a unidade e acima dele, um pouco mais espaçado, uma
barra de 5 unidades. No sistema maia, cada posição vale 20 vezes mais que a
posição anterior, então 5 x 20 = 100.
Assim se lê em maia: 1 + (5 x 20) = 101.
1. Reproduza a tabela a seguir em seu caderno e escreva com símbolos
egípcios, maias e japoneses os números 9, 15 e 18.
Arábico Egípcio Maia Japonês
9
15
18
9
Unidade 1 - Sistemas de Numeração