Page 12 - COLEÇÃO MATEMÁTICA PARA PAIS E PROFESSORES - LIVRO 4 3º ANO.indd
P. 12

Matemática
                        para Pais

                        e Professores das Séries Iniciais

                             Exemplos:

                             »  316 é maior do que 289, porque:

                                �    316 é formado por 300 + 10 + 6.
                                �    289  é formado por 200 + 80 + 9.

                                �    Portanto, 300 é maior que 200.




                                   Mais simplificadamente:
                                   Basta comparar 3 e 2.
                                   Como 3 é maior que 2, então, 316 é maior que 289.




                             »  478 é menor do que 497, porque:

                                �     478 é formado por 400 + 70 + 8.
                                �    497 é formado por 400 + 90 + 7.

                                �    Como os algarismos das centenas são iguais, então, comparamos os algarismos
                                   das dezenas, no caso o 7 e o 9.
                                �    Então, se 7 é menor do que 9, logo, 478 é menor do que 497.



                             »  Organizar uma sequência de números em ordem crescente ou decrescente.
                                Ex.: 124, 564, 239, 601 e 809.



                              Padrões numéricos



                             Use exemplos como o seguinte:


                             »  Continuar a sequência numérica: 4.352, 4.452, 4.552, 4.652

                             »  A criança deve:

                                �    Observar os números e dizer, por exemplo, qual a diferença entre um e outro
                                   (cada número é 100 a mais que o anterior).
                                �    Escrever os próximos números da sequência (4.752, 4.852, etc).



                             »  Faça outros exercícios com sequências numéricas cuja diferença entre os números
                                seja  1, 10, 100 ou 1.000. Peça para descobrir qual a regra usada para escrevê-las.




                      12
   7   8   9   10   11   12