Page 10 - COLEÇÃO MATEMÁTICA PARA PAIS E PROFESSORES - LIVRO 1 INTRODUÇÃO.indd
P. 10

MPP





                        Fato 7:  Aprender matemática pode ser interessante ou mesmo divertido. O ideal é que sempre
                        fosse assim. Mas pais e professores não precisam ser palhaços ou animadores para ajudar seus
                        filhos a ser competentes em matemática. É a competência que trará o prazer de estudar mais.

                        Fato 8:  Saber contar e  fazer contas é muito importante. Saber fazer contas de cabeça é muito
                        importante. Mas fazer contas não é o mesmo que saber matemática. Orgulhamo-nos da
                        criancinha que conta até dez, mas nos esquecemos de propor estímulos sobre outras dimensões
                        da matemática, como, por exemplo:

                              •  Se você pedir para um jovem fazer de cabeça a soma 50 + 30 + 40, ele certamente deverá
                              fazer isso com muita facilidade. No entanto, se você perguntar quanto é 49 + 29 + 39, a
                              resposta será um rotundo “não sei”.  Caso arredondasse os números para a dezena mais
                              próxima e diminuísse 3 unidades do total, faria a conta com relativa facilidade e poderia
                              ser bem sucedido num teste aparentemente complicado. Com isso, ele ganharia tempo
                              para resolver outras questões e problemas.
                              •  Se um aluno soubesse que para fazer contas como 312 x 40 basta multiplicar 312 por 4 e
                              acrescentar um zero à direita do resultado, com certeza seria mais confiante em relação ao
                              seu desempenho em aritmética.
                              •  O aluno que compreende as propriedades das operações fica mais seguro para fazer
                              cálculos como 8 x 32:  basta fazer de cabeça 8 x (30 + 2), isto é, 240 + 16 = 256.
                              •  A medida da área de qualquer figura plana, inclusive o círculo, pode ser obtida a partir
                              da área do retângulo. Quem sabe disso não precisa decorar fórmulas (losango, trapézio,
                              paralelogramo etc.), pois quase todas as figuras resumem-se ao produto da base pela
                              altura.


                        Este livro se destina especialmente aos pais de crianças das séries iniciais do ensino fundamental.
                        Mas também pode ser lido com proveito por todos os pais que têm ou terão filhos na escola. Ele
                        também se destina a professores de pré-escolas e de séries iniciais, bem como aos professores
                        particulares, que se substituem aos dois, pais e professores.





























                      10
   5   6   7   8   9   10