Page 7 - Matemática 4º ano.indd
P. 7
Atualmente todos os países adotam o sistema de numeração decimal. Embora
alguns países não adotem os mesmos símbolos para identifi car os números, a
maioria usa os algarismos indo-arábicos que nós conhecemos.
• Vimos que os números foram inventados para indicar quantidades de ani-
mais, sementes, pessoas e objetos em geral. Como não havia zero animais, ou zero
objetos, um símbolo específi co para o zero não existia na maioria das culturas, por
isso demorou mais tempo para ser criado.
• O número 10 para nós signifi ca: 1 dezena e 0 unidade.
• O número 101 signifi ca: 1 centena, 0 dezena e 1 unidade.
Os egípcios e os japoneses tinham um símbolo
específi co que representava 10 unidades. Para
representar 101 eles juntavam o símbolo do 100
com o símbolo do 1.
Os maias para formar o número 10, empilhavam duas barrinhas
de 5 bem próximas uma da outra. Para representar 101, colo-
cavam na linha de baixo um ponto representando a unidade e
acima dele, um pouco mais espaçado, uma barra de 5 unidades.
No sistema maia, cada posição vale 20 vezes mais que a posição
anterior, então 5 x 20 = 100.
Assim se lê em maia: 1 + (5 x 20) = 101.
1. Reproduza a tabela a seguir em seu caderno e escreva com símbolos
egípcios, maias e japoneses os números 9, 15 e 18.
Arábico Egípcio Maia Japonês
9
15
18
7
Unidade 1 - Sistemas de Numeração