Page 98 - APRENDER A LER.indd
P. 98

33          “Deu zebra no zoo”.

                            • Explique por que a leitura tem esse título.
                            • Invente um outro título para a leitura.
                            • Novo título:


               34           O Zoo vai promover uma campanha de divulgação. Eles gostariam
                            que muita gente fosse ao Zoo.
                            Faça um cartaz para convidar as pessoas para ir ao Zoo.

                           • Quem vai ler o cartaz?
                           • Onde o cartaz vai ser pregado?

                           • O que deve ser escrito no cartaz? Liste tudo o que precisar informar.
                           • O cartaz vai ser ilustrado? Que ilustração vai ter?
                           • De que tamanho será o cartaz? E as letras? E as ilustrações?
                           • Agora faça o cartaz.
                           • Está pronto? Agora revise para ver se está tudo aí.

                           • Converse com seus colegas sobre as diferenças:
                                a. Entre um cartaz e uma notícia.
                                b. Entre uma lista e um cartaz.


                35          Você sabe o que é um ACRÓSTICO?
                            Observe esse exemplo feito para uma pessoa chamada LIA. Vamos
                            ler juntos com a professora:


                              L  ua            •   O que você concluiu?
                              I  a             •   O que é um acróstico?

                              A  li





                36          Vamos fazer um acróstico?
                            Faça um acróstico sobre a zebra MOLEZA.

                 M

                 O

                 L

                 E

                 Z
                 A






                                                         98
   93   94   95   96   97   98   99   100   101   102   103