Page 179 - APRENDER A LER.indd
P. 179
Lição
15
Redação
38 Vamos brincar de adivinhação? Quem conhece adivinhações?
• Primeiro nós vamos escrever algumas adivinhações. Os alunos fazem as
propostas e a professora escreve cada uma num papel e coloca numa caixa,
copo ou vaso.
• Depois nós vamos escrever as regras.
Quem sorteia, quem responde, quem diz se está certo, o que
acontece se errar.
39 Como é a voz dos animais? Quem conhece a voz que fazem os
animais? Quem sabe imitar a voz dos animais? Quem sabe o nome
da voz dos animais?
• A brincadeira pode ser feita na sala de aula, ou pode ser ensaiada na sala
para fazer uma apresentação.
• Além de imitar a voz, os alunos devem aprender e dizer o nome da voz dos
animais que eles vão imitar (Ex: o gato mia, o passarinho pia, etc.).
• Se for possível e necessário, consultar livros de referência, Internet, etc.
• Ao fi nal da brincadeira, fazer um álbum com a fi gura, o nome e a voz dos
animais que a turma sabe imitar.
40 A voz dos animais.
Cada aluno ou dupla de alunos vai escolher um animal e vai
escrever um parágrafo sobre o animal e sua voz.
A professora poderá ajudar os alunos com perguntas ou registrando as suas ideias no
quadro. Depois os alunos podem copiar e ilustrar, para uma apresentação dos “Artistas
do Zoo” (ou outro nome que a turma escolher).
41 Conte essa história:
178 179