Page 140 - APRENDER A LER.indd
P. 140
29 Fazer o cartaz (em duplas ou grupos).
30 Vamos rever o cartaz?
• O cartaz diz tudo o que foi planejado?
• Precisa mudar alguma coisa?
• Precisa incluir alguma coisa?
A professora, se for o caso, vai afixar os melhores cartazes no local planejado.
31 Vida da cidade, vida do campo.
Tem gente que mora na cidade.
Tem gente que mora no campo.
Vamos comparar?
• Faça uma lista das coisas típicas da vida da cidade e da vida do campo. A
professora vai anotar no quadro.
• Com base na lista, converse com os alunos sobre essas características, o que
eles gostam e não gostam em cada caso.
32 Vamos contar para uma pessoa da cidade como é a vida no campo?
A professora vai anotar para depois a turma ditar o texto:
• Para quem vamos contar?
• O que nós queremos com o texto? Convidar a pessoa para vir ao campo?
Apenas dizer como é?
• Que tipo de texto nós vamos escrever?
• O que nós queremos falar? Das coisas típicas? Das coisas positivas? Das
coisas negativas?
• O que nós vamos dizer primeiro?
• E em seguida?
• O que mais vamos dizer?
• Como nós vamos terminar o texto?
Os alunos ditam e a professora redige o texto no quadro, usando as
informações registradas anteriormente.
33 A professora lê o texto e pergunta:
• Está faltando alguma coisa?
• Está sobrando alguma coisa? O que vamos tirar?
• O que a pessoa que vai ler o texto vai pensar sobre o campo?
• Precisamos rever alguma coisa?
34 Os alunos poderão copiar o texto, no formato adequado.
Se for o caso, poderão enviar o texto a um destinatário.
140