Page 140 - APRENDER A LER.indd
P. 140

29            Fazer o cartaz (em duplas ou grupos).




                30          Vamos rever o cartaz?

                            • O cartaz diz tudo o que foi planejado?
                            • Precisa mudar alguma coisa?
                            • Precisa incluir alguma coisa?
                            A professora, se for o caso, vai afixar os melhores cartazes no local planejado.



                31          Vida da cidade, vida do campo.
                            Tem gente que mora na cidade.
                            Tem gente que mora no campo.
                            Vamos comparar?
                            •  Faça uma lista das coisas típicas da vida da cidade e da vida do campo. A
                             professora vai anotar no quadro.
                            •  Com base na lista, converse com os alunos sobre essas características, o que
                             eles gostam e não gostam em cada caso.



                32          Vamos contar para uma pessoa da cidade como é a vida no campo?

                            A professora vai anotar para depois a turma ditar o texto:

                            • Para quem vamos contar?
                            • O que nós queremos com o texto? Convidar a pessoa para vir ao campo?
                            Apenas dizer como é?
                            • Que tipo de texto nós vamos escrever?
                            • O que nós queremos falar? Das coisas típicas? Das coisas positivas? Das
                            coisas negativas?
                            • O que nós vamos dizer primeiro?
                            • E em seguida?
                            • O que mais vamos dizer?
                            • Como nós vamos terminar o texto?

                            Os alunos ditam e a professora redige o texto no quadro, usando as
                            informações registradas anteriormente.



                33          A professora lê o texto e pergunta:

                            • Está faltando alguma coisa?
                            • Está sobrando alguma coisa? O que vamos tirar?
                            • O que a pessoa que vai ler o texto vai pensar sobre o campo?
                            • Precisamos rever alguma coisa?



                34             Os alunos poderão copiar o texto, no formato adequado.
                            Se for o caso, poderão enviar o texto a um destinatário.


                                                        140
   135   136   137   138   139   140   141   142   143   144   145