Page 130 - APRENDER A LER.indd
P. 130

31         Vamos inventar uma história parecida com a da Formigarra e da
                           Cigamiga?


                           A professora deverá ler a fábula original A cigarra e a formiga.

                          • Diga como era a formiga na fábula original, de que modo ela vivia, o que fazia.
                          • Diga como era a cigarra na fábula original.
                          • Diga por que a autora deu o nome de Cigamiga para a cigarra.
                          • Que característica a formiga pegou da cigarra?
                          • Como ficou sendo o novo nome da formiga? Por quê?

                          •  E o que aconteceu depois que a formiga mudou de nome? Compare o antes e o
                           depois.
                          • Agora estamos prontos para começar a inventar a nossa história.



                32         Escolha dois animais que são muito diferentes, como no caso da
                           cigarra e da formiga. Vá organizando as ideias num quadro:


                            1º animal – Nome:
                            Características – Como ele é:

                            2º animal – Nome:
                            Características – Como ele é:

                            Características do 2º animal que vamos dar ao 1º animal:
                            Que novo nome vamos dar ao 1º animal?

                            Vamos mudar também o nome do 2º animal?

                           Agora conte a história. A professora vai anotar.




                33          Decida a ordem e conte essa história:



























                                                        130
   125   126   127   128   129   130   131   132   133   134   135