Page 130 - APRENDER A LER.indd
P. 130
31 Vamos inventar uma história parecida com a da Formigarra e da
Cigamiga?
A professora deverá ler a fábula original A cigarra e a formiga.
• Diga como era a formiga na fábula original, de que modo ela vivia, o que fazia.
• Diga como era a cigarra na fábula original.
• Diga por que a autora deu o nome de Cigamiga para a cigarra.
• Que característica a formiga pegou da cigarra?
• Como ficou sendo o novo nome da formiga? Por quê?
• E o que aconteceu depois que a formiga mudou de nome? Compare o antes e o
depois.
• Agora estamos prontos para começar a inventar a nossa história.
32 Escolha dois animais que são muito diferentes, como no caso da
cigarra e da formiga. Vá organizando as ideias num quadro:
1º animal – Nome:
Características – Como ele é:
2º animal – Nome:
Características – Como ele é:
Características do 2º animal que vamos dar ao 1º animal:
Que novo nome vamos dar ao 1º animal?
Vamos mudar também o nome do 2º animal?
Agora conte a história. A professora vai anotar.
33 Decida a ordem e conte essa história:
130